Gwangju-2019

Ana Marcela Cunha conquista segundo ouro no Mundial de Esportes Aquáticos

Com este segundo triunfo, a brasileira de 27 anos já conquistou seu quinto título na história das Copas do Mundo e sua décima primeira medalha

Gold medalist Brazil's Ana Marcela Cunha (yellow) competes to win ahead of second place Dutch Sharon van Rouwendaal (white) during the women's 25 km open water swimming event at the 2017 FINA World Championships in Balatonfured on July 21, 2017. / AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK | Foto: AFP
AFP| @superfcoficial
19/07/19 - 08h28

A brasileira Ana Marcela Cunha imprimiu seu nome na história da competição em águas abertas ao conquistar nesta sexta-feira (19) a medalha de ouro na disputa dos 25 km na maratona aquática do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Yeosu (Coreia do Sul), dois dias depois de vencer os 5 km.

Cunha venceu o evento em águas abertas com um tempo de 5h8min3s, ficando à frente da alemã Finnia Wunram que levou a prata (5h8min11s) e da francesa Lara Grangeon, bronze, com um registro de 5h8min21s.

Com este segundo triunfo na Copa do Mundo de Gwangju-2019, a brasileira de 27 anos, que renovou os 25 km conquistados há dois anos na Hungria, já conquistou seu quinto título na história das Copas do Mundo e sua décima primeira medalha.

Dos cinco títulos mundiais conquistados pela nadadora de Salvador, quatro chegaram na especialidade de 25 km, depois das vitórias nessa distância nas competições de Xangai-2011, Kazan-2015 e Budapeste-2017.

Além de ganhar os 5 e 25km de águas abertas da Copa do Mundo da Coreia do Sul, Ana Marcela Cunha terminou em quinto lugar no último final de semana na prova de 10km, a única distância olímpica em águas abertas.

Com essa quinta posição, a brasileira se classificou para o evento japonês no ano que vem, mas, apesar de não conseguir subir no pódio mundial nessa prova, os dois ouros dos 5 e 25 quilômetros acabaram superando sua decepção.

Ana Marcela também fez parte da equipe brasileira que na quinta-feira ficou em quarto lugar na prova dos 5 km mistos.

Por outro lado, o francês Axel Reymond conservou o ouro na prova masculina dos 25 km.

Reymond, 25 anos, também bicampeão europeu de 25 km (2014 e 2016), venceu em 4 horas, 51 minutos, 6 segundos e 2 centésimos o russo Kirill Belyaev (4h51:06.05) e o italiano Alessio Occhipinti completou o pódio.

Com os dois ouros de Ana Marcela, o Brasil ocupa atualmente o quarto lugar na tabela de medalhas da Copas do Mundo Aquática, atrás da China (11 ouros e 17 medalhas), Rússia (6 ouros e 10 medalhas) e Alemanha (2 ouros e 5 medalhas).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: