Uma das arenas mais modernas no país ganha o nome da nova parceira do Minas Tênis Clube. A Arena da Rua da Bahia agora conta com naming rights e passa a se chamar Arena UniBH. A instituição de ensino, que faz parte do grupo Ânima Educação, UniBH fechou patrocínio para o vôlei masculino e o basquete do Minas Tênis Clube.

“Recebemos de braços abertos o UniBH e todo o seu time, que vem agregar ainda mais aos nossos quatro pilares de atuação, que são o esporte, a educação, a cultura e o lazer. Tenho certeza que será uma parceria duradoura e que vamos alcançar resultados incríveis juntos”, comemora Ricardo Vieira Santiago, presidente do Minas Tênis Clube.

A parceria vai abranger também o âmbito educacional, com o clube ganhando espaço para atender crianças de sete a 13 anos com reforço escolar, além de atendimento na área da saúde, como planos odontológicos.

Uma sala exclusiva recebeu mobiliário e infraestrutura adequados para o trabalho, que tem previsão de início para 28 de março. Cerca de 20 estudantes de Pedagogia do UniBH estarão envolvidos e terão a oportunidade de colocar em prática habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. 

"Unificamos nessa parceria nossas fortalezas para colocar em prática iniciativas que, de fato, vão fazer diferença para os diversos públicos impactados: fãs do esporte, atletas, associados da agremiação e seus dependentes e nossos estudantes. Estamos felizes e honrados com essa parceria. Vamos construir uma cooperação de excelência, em todas as frentes contempladas", aponta Rafael Ciccarini, diretor de operações da Regional Minas Goiás do Ecossistema Ânima e reitor do UniBH.

Investimento em esportes especializados

Com muitos talentos esportivos, Minas Gerais desponta no cenário nacional como um dos principais celeiros de atletas de esportes olímpicos, muito em função de clubes centenários como o Minas. A parceria entre o UniBH e Minas, para Rafael Ciccarini, é mais uma forma de valorizar esses talentos mineiros, além de trazer um viés acadêmico-científico para caminhar lado a lado com o desenvolvimento do esporte.

"Nós entendemos que é preciso estar ao lado de todos os esportes, não só do futebol, porque Minas Gerais é um estado de muitos talentos esportivos. A parceria com esses esportes é valorizar os talentos mineiros, valorizar o trabalho que o Minas faz e dizer o que importa para o UniBH. Essa parceria tem investimento direto em esporte, de uma forma completa. O Minas tem atletas olímpicos, e nós queremos estreitar uma visão acadêmico-científica na área do esporte, com pesquisas e foco na atuação em saúde. Queremos trocar expertise para que essas marcas trabalhem juntas daqui para frente", afirmou.

Política de bolsas

Em outro foco importante, a parceria também procura viabilizar a permanência universitária de atletas, não só profissionais, mas também de categorias de base. O UniBH garante que mantém uma política de bolsas para atletas do Minas, se espelhando em países como os Estados Unidos, que são referência em unir o lado esportivo com o acadêmico.

"A gente se espelha muito no que os americanos fazem nesse aspecto. Sabemos de como os atletas de base às vezes têm dificuldade de se manter no esporte, e por isso, pensamos na formação integral dessas pessoas como cidadãos, profissionais e atletas. A política de bolsas é um pontapé inicial em uma relação entre esporte e universidade que o Brasil precisa muito começar a aprofundar. O Minas é inovador. Por mais que seja um clube tradicional, ele não se conforma em ficar apenas no tradicional", concluiu Ricardo.