Neste mês, atletas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, disputaram a Copa do Brasil Embaixador de Taekwondo, em Recife. O torneio, que foi realizado na semana passada no Geraldão, ginásio que foi revitalizado há dois anos, contou com a presença de 984 atletas de todas as regiões do país.
A seleção mineira de Taekwondo teve 13 atletas de Contagem, da academia Alpha Taekwondo. Os contagenses voltaram para casa com nove medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e uma de bronze.
Gabriel Turibio, além de ser campeão da categoria peso pena (68kg), também recebeu o prêmio de melhor atleta da competição. Ele também é o atual campeão brasileiro e afirma que quer se manter no topo para, quem sabe, conquistar uma vaga olímpica.
"Fiquei muito feliz em ser campeão, e mais feliz ainda por ganhar o título de melhor atleta do adulto. Isso mostrou que todo esforço e desempenho no campeonato valeu muito a pena. E quanto entrar para o radar olímpico, é algo que eu e minha equipe visamos desde o início do ano, pois é uma oportunidade única. E graças a Deus conseguimos esse objetivo. Agora vamos trabalhar cada vez mais para chegar nesse clico olímpico no ápice", afirmou Turibio.
Além de Turibio, a equipe de Contagem também conquistou medalhas de ouro com Cesar Natividade, Leandro Rodrigues, Luiza Brandão e Laura Coelho. Já Marina Zagnoli, Melyssa Karen e Daniel Dornelas foram medalhistas de prata e Gabriela Matias conquistou o bronze.
"Foi um ano cheio, fiquei meses sem treinar por conta de lesão, ainda em recuperação. Encerro meu ano com chave de ouro, como campeã na copa do Brasil, última competição do ano. Muito orgulhosa e feliz por essa conquista, treinos e correções das demais competições do ano, aperfeiçoando um poquinho mais para essa vitória. Agradeço em especial Glaudison, nosso técnico, que todos os dias está dando seu melhor, busca a melhorar e corrigir, e sempre esta do nosso lado, ajuda, cobra muuuito, mas sempre tá com a gente, agradeço por tudo que fez esse ano pela equipe", disse a campeã Luiza Brandão.
"2022 foi um ano de muito aprendizado, dedicação e determinação onde fui ouro na Copa do Brasil e no Pan Series III. Sem apoio dos meus pais e dos meus mestres isso não seria possível. Busquei o meu melhor em cada campeonato por isso fecho o ano com missão cumprida e com a certeza de que em 2023 continuarei treinando e me esforçando para buscar mais bons resultados", declarou César Natividade, que também conquistou medalha de ouro.
Para o técnico da equipe Glaudison Moura, o ano de 2022 foi de ótimos resultados, e em 2023, a equipe quer melhorar ainda mais, inclusive, incluindo mais eventos internacionais no calendário de competições. O ano de 2023 buscaremos novos desafios como os eventos internacionais para somar portos no ranking mundial, nosso primeiro desafio será o Grand slam (seletiva para seleção brasileira) onde o campeão representará nosso país no campeonato Mundial e Pan-americano", afirmou Moura.