Mountain bike

Avancini e Jaque Mourão levam primeira etapa da Copa Internacional

Experiência pesou para que dupla garantisse primeira posição em disputas que lembraram competições internacionais

Por Daniel Ottoni
Publicado em 11 de março de 2019 | 11:55
 
 
Jaque teve Raiza Goulão no seu encalço nas três primeiras voltas Fábio Piva

O favoritismo falou mais alto na primeira etapa da Copa Michelin de mountain bike. Nesse fim de semana, a cidade de Petrópolis (RJ) foi o palco de boas brigas, que terminaram com as vitórias de Henrique Avancini e também da mineira Jaqueline Mourão na elite. 

Avancini, acostumado com disputas internacionais, teve a motivação de correr em casa para superar o segundo colocado Luiz Henrique Cocuzzi antes de focar nas próximas competições, que também valerão pontos no ranking internacional. O terceiro lugar entre os homens ficou com Guilherme Muller. 

“Eu vi muita gente curtindo, feliz, pessoas do meu dia a dia que me conhecem, o ambiente acaba me relaxando. Virar a chave para competir bem, disputar bem, é difícil. Foi desafiador, mas consegui contornar razoavelmente bem, estou em um momento bom e em boa forma. Agora é hora de focar em outras competições e isso aqui foi um combustível a mais para viajar com a motivação alta”, comemorou o campeão. 

A experiência fez a diferença para Jaqueline superar Raiza Goulão, grande nome do ciclismo feminino brasileiro. Elas estiveram próximas nas três primeiras voltas, quando Jaque conseguiu se desvencilhar para garantir o título. “Eu cheguei com muita vontade, tinha três meses que eu não via terra. Foi muito bom hoje, o carinho das pessoas. Larguei com o coração, tentei manter a calma até encontrar meu ritmo e abrir na última volta. Graças a Deus, deu tudo certo. Eu estou vivendo cada segundo como se fosse o último, agradecendo a Deus pela oportunidade de ter voltado, a toda esse energia de todas as pessoas”, afirma.

O ambiente foi bastante elogiado por Raiza, que vem marcando presença em etapas internacionais nas últimas temporadas. “Desde que eu cheguei aqui senti a oportunidade de dar meu melhor. Essa pista é muito técnica, me senti em um mundial, curti a energia do público, de todo mundo presente, da harmonia e, graças a Deus, cheguei aqui e consegui dar meu melhor. Tive um ótimo rendimento”, conta. A terceira posição entre as mulheres ficou com Letícia Cândido. 

Confira o calendário:

1º etapa: Petrópolis, 9 e 10 de março

2º etapa: Araxá, 25 e 28 de abril

3º etapa: Ouro Preto, 29 e 30 de junho

4º etapa: Congonhas, 17 e 18 de agosto