Damar Hamlin, safety do Buffalo Bills, time profissional da NFL, abriu os olhos e aparenta estar neurologicamente intacto após incidente que o deixou em tratamento intensivo. A informação é da comunicação dos próprios Bills, que soltou comunicado em redes sociais.

Segundo informações de Kaiir Elam, cornerback e colega de time, Damar Hamlin abriu os olhos na noite de quarta-feira (4) e está responsivo, porém, segue em condição crítica e ainda internado no Hospital da Universidade de Cincinnati, no estado de Ohio, no Centro-Leste dos Estados Unidos.

Em comunicado, o Buffalo Bills anunciou:

"Pelos médicos cuidando Damar Hamlin no Centro Médico da Universidade de Cincinnati, Damar mostrou melhora significativa nas últimas 24 horas. Ele ainda está em condição crítica, mas demonstrou estar, aparentemente, neurologicamente intacto (sem sequelas). Os pulmões dele ainda estão se recuperando e ele está fazendo progresso constante". A nota termina agradecendo pelo apoio recebido até então.

O repórter Ian Rapoport, da NFL Network, também relatou que o jogador consegue apertar as mãos dos familiares que o cercam na cama de hospital.

Entenda o caso

Em jogo contra o Cincinnati Bengals, o defensor dos Bills sofreu uma pancada forte no peito, levantou e, logo em seguida, caiu desmaiado no campo. Ele precisou ser reanimado ainda no campo de jogo, e recebeu atendimento médico por cerca de 30 minutos. Segundo um de seus tios, Damar Hamlin sofreu uma parada cardíaca no campo e uma segunda parada enquanto ainda estava na ambulância, a caminho do hospital.

Não há informações médicas sobre o que pode ter causado a parada cardíaca. O jogo foi suspenso pela NFL e não há nova data para acontecer.