Emma McKeon, onze vezes medalhista olímpica, fez história mais uma vez. No revezamento 4x100 no Mundial de Natação em Piscina Curta, em Melbourne, na Austrália, ela se tornou a primeira mulher a nadar os 100m livres abaixo dos 50 segundos. A marca foi de 49.96s, na sua parcial do revezamento.
No final da prova, a passagem da nadadora pela piscina ajudou a Austrália a quebrar o recorde mundial com o tempo de 3:25.43. Sozinho, o tempo de McKeon, porém, não se qualifica para recorde mundial, uma vez que a largada foi lançada.
Em prova impressionante, quando McKeon pulou na água estava um segundo atrás da estadunidense Erika Brown. Ainda assim, ela conseguiu tirar a diferença. Assista:
Emma McKeon with the FIRST-EVER sub-50 100 freestyle split by a woman with a 49.96 🥶 pic.twitter.com/LzHQsuOgeh
— Kyle Sockwell (@kylesockwell) December 13, 2022
A performance chamou atenção também de atletas brasileiros. O nadador Bruno Fratus, medalhista olímpico em Tóquio, usou as redes sociais para afirmar que 'precisamos colocar Emma McKeon na conversa dos melhores de todos os tempos'.
We need to start putting Emma McKeon in the GOAT conversation #FINAMelbourne2022
— Bruno Fratus (@BFratus) December 13, 2022
Só na Olimpíada de Tóquio, McKeon levou para casa sete medalhas, empatando o recorde de pódios conquistados em apenas uma edição de Jogos Olímpicos, entre as mulheres. Ela é considerada a atleta olímpica australiana mais bem sucedida de todos os tempos.