Título inédito

Galo FA bate João Pessoa Espectros e conquista o Brasil Bowl

Equipe de BH comprova fama de grande potência do futebol americano do Brasil ao levar título do maior torneio do país

Por Felippe Drummond Neto
Publicado em 16 de dezembro de 2018 | 18:47
 
 
João Guilherme/Agência i7 João Guilherme/Agência i7

Foi muito mais complicado do que se esperava, mas o Galo FA é o mais novo campeão do Brasil Bowl. Na tarde deste domingo (16), o time alvinegro bateu o João Pessoa Espectros, por 17 a 13, em partida que foi disputada no estádio do Almeidão, na capital paraibana, e conquistou o inédito título da Brasil Futebol Americano (BFA).

Diante de aproximadamente 8.000 torcedores que enfrentaram o forte calor nordestino, o Galo precisou vencer uma verdadeira batalha defensiva, já que enfrentava a equipe dona da melhor defesa da competição, para ficar com a taça. 

E a vitória foi do jeito que o atleticano gosta: sofrida, mas muito comemorada. Após ter saído na frente e ficado na liderança do placar até o último quarto, o Galo viu o Espectros virar o jogo e, quando faltava menos de dois minutos para o fim da partida, o time mineiro voltou à frente do placar com o touchdown corrido do running back norte-americano Paris Lee. 

O jogo 

Como se esperava, a partida começou com os dois times se estudando bastante. Com duas fortes defesas em campo, os ataques sofriam para conquistar as primeiras descidas, tanto que no primeiro quarto ninguém conseguiu pontuar. Quem chegou mais perto de abrir o placar foi o Galo, que, graças ao forte vento, desperdiçou um field goal, com Protásio. 

Porém, no segundo quarto o time atleticano acordou e pulou na frente do placar. Primeiro, com o próprio Protásio, que acertou um field goal de 37 jardas. Depois, o running back norte-americano Paris Lee marcou um touchdown de 30 jardas correndo com a bola, colocando 10 a 0 no placar a favor do Galo FA, antes do intervalo. 

Após o intervalo, finalmente o Espectros acordou. Tanto que, no terceiro quarto, o time conseguiu duas boas campanhas, ficando na zona de field goal. E o excelente kicker Aranha convertou ambos os chutes, de 38 e 46 jardas. 

Logo no início do último quarto, o João Pessoa Espectros conseguiu a virada. Após duas boas corridas pelo meio, o quarterback Rodrigo Dantas conectou um passe de 5 jardas para Ramalho marcar o touchdown para o time paraibano, que assumiu, assim, a frente do placar pela primeira vez na partida: 13 a 10.

Foi aí que apareceu a estrela do running back norte americano Paris Lee. Faltando apenas dois minutos para o fim da partida, o camisa 7 do Galo conseguiu se livrar dos marcadores e entrou na endzone do Espectros, virando o jogo para o Galo: 17 a 13. Ironicamente, na base do ‘eu acredito’, o time paraibano ainda tentou um último drive para ganhar a partida, mas parou na forte defesa do Galo, que forçou o turnover on downs, garantindo o título inédito.

* repórter viajou a convite do Galo FA