Luisa Stefani e Rafael Matos fizeram história no tênis na noite dessa quinta-feira (26). O gaúcho e a paulista conquistaram o título do Australian Open, e, pela primeira vez, uma dupla formada por dois brasileiros conquistou um Grand Slam.
Tudo isso veio apenas um mês após a parceria ser fechada. Até a United Cup, em dezembro de 2022, Luisa Stefani e Rafa Matos jamais haviam jogado juntos.
Stefani, que já é medalhista olímpica - bronze em Tóquio - celebrou muito a vitória, sobretudo após ficar um ano afastada devido a uma grave lesão no joelho, que demandou tratamento cirúrgico. "Estou muito emocionada e orgulhosa de nós nessas duas semanas. Pude fazer uma dupla totalmente brasileira, não tinha como ser melhor. Foram duas semanas de sonhos. Eu jogo por momentos assim. Nada igual ao sentimento de conseguir o que estamos treinando. O processo é o que faz tudo valer a pena, eu amo competir e jogar. É um momento incrível, um sonho realizado", falou Stefani.
Em setembro de 2021, Stefani se machucou na semifinal do US Open e precisou reconstruir o ligamento cruzado do joelho direito. Ela voltou a jogar somente em setembro de 2022, já com título do WTA 250 de Chennai ao lado da parceira Gabriela Dabrowski, canadense, que também era sua dupla na partida em que se machucou.
"Passa um filme na cabeça de tudo que passei até aqui, principalmente nesses últimos meses de vida, foram coisas muito intensas, é difícil descrever. Sonho com um Grand Slam desde criança. Poder estar aqui, compartilhar com o Rafa, fazer história para o tênis brasileiro, não tem como descrever a sensação. Ainda estou um pouco em choque. Caiu a ficha do que fizemos, mas não do que isso representa, por todas as dificuldades que passei. É um momento muito especial", falou Luisa Stefani.
Rafael Matos também se mostrou muito emocionado com a conquista e celebrou a parceria com Luisa. Mesmo com pouco tempo jogando juntos, a dupla foi muito entrosada, perdendo somente um set em toda a competição.
"Um pouco difícil descrever os sentimentos, não sei se a ficha caiu totalmente, mas pode desfrutar desse título ao lado de uma brasileira é muito especial. Não é sempre que temos esse privilégio. Foi muito especial para nós. A união nos momentos difíceis fez a diferença. Um puxando o outro. Essa parceria sempre tentando ajudar o outro foi muito importante", falou Rafael Matos.
Ranking mundial
Luisa Stefani é a 34ª colocada no ranking feminino de duplas, enquanto Rafael Matos ocupa a 29ª posição no masculino. O torneio de duplas mistas, porém, não conta como pontuação para o ranking.