Além do jogo e do show do intervalo, o comerciais já são parte da tradição do Super Bowl, a grande decisão da temporada do futebol americano. Em uma das maiores audiências esportivas do mundo, o Super Bowl é um prato cheio para anunciantes, que aproveitam para criar grandes produções para chamar a atenção do público.

As empresas que querem anunciar nos intervalos do jogo, porém, precisam estar preparadas para gastar alguns milhões de dólares. Em 2023, um espaço de 30 segundos no canal americano FOX, que irá transmitir o jogo, custou U$7 milhões, R$36.199.800.

Mesmo assim, não há muita dificuldade em vender esses espaços. Em setembro de 2022, no mês em que começou a temporada regular da NFL, a FOX já tinha anunciado 95% das cotas vendidas.

Por que um comercial no Super Bowl custa tão caro?

A resposta para o porquê um comercial no Super Bowl custa tanto pode ser óbvia: a quantidade de pessoas que assistem ao jogo. No ano passado, 99 milhões de pessoas assistiram ao duelo entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals, somente nos Estados Unidos. O Super Bowl mais assistido da história foi em 2015, quando os Patriots enfrentaram os Seahawks. Na ocasião, foram 114.44 milhões de espectadores no país.

Para além disso, como os comerciais já fazem parte do espetáculo, costumam originar muita mídia espontânea, sobretudo nas redes sociais. Programas de tv, noticiários, sites de fofoca etc sempre publicam análises e comentam os melhores comerciais, o que faz com que o valor de anunciar no jogo suba ainda mais.

Veja quanto custa um comercial de 30 segundos nos últimos Super Bowls

2022: US$ 6.5 milhões

2021: US$ 5.5 milhões

2020: US$ 5.6 milhões

2019: US$ 5.3 milhões

2018: US$ 5.2 milhões

2017: US$5 milhões

2016: US$ 4.5 milhões

2015: US$ 4.25 milhões