A experiência de ter abandonado a Ultra Trail Du Mont Blanc em três oportunidades mostra para a ultramaratonista Fernanda Maciel como tudo precisa dar certo para chegar ao fim do percurso de 170km. Nesta sexta-feira, a partir das 13h (horário de Brasília), ela volta a disputar a principal prova do ano, que tem previsão de acontecer durante 30h, atravessando as montanhas da França, Itália e Suíça. 

“Essa é uma corrida tão difícil, que se você me perguntar hoje se vou conseguir completá-la, eu não sei te responder”, afirma a mineira, que já terminou no top 10 em quatro oportunidades. 

O período do ano pode ser um facilitador para que tudo aconteça favoravelmente para a atleta. “Nos últimos anos, a minha maior dificuldade foi a neve e a chuva ao longo de toda a prova. Como estamos no verão europeu, torço muito para que o clima esteja mais quente esse ano. Por ser brasileira, acabo tendo uma vantagem em temperaturas mais altas. Independentemente disso, o importante é estar preparada mentalmente para encarar o que vier pela frente”, sugere. 

Oponentes lado a lado

Durante dois meses, Fernanda fez treinamentos específicos na região da cidade francesa de Chamonix ao lado de algumas concorrentes, que fizeram os treinos terem uma exigência ainda maior. 

“Treinar com as minhas adversárias não me incomoda. Cada uma se prepara o quanto pode e dá o seu máximo durante a competição. Então, acaba ganhando a mais forte. Foi duro aprender essa lição, mas não tem jeito. É mais eficaz focar na sua prova, do que na prova do outro”, conta.