Fórmula 1

Hamilton supera dupla da Red Bull e garante a pole em Ímola

Pela 99ª na carreira, o heptacampeão mundial vai largar na frente. Sergio Perez e Max Verstappen, ambos da RB, estão na segunda e na terceira posições, respectivamente

Por Folhapress
Publicado em 17 de abril de 2021 | 11:02
 
 
Piloto Lewis Hamilton BRYN LENNON / AFP

Lewis Hamilton vai largar na pole position no Grande Prêmio da Emilia-Romagna, em Ímola, na Itália. O piloto da Mercedes obteve a marca de 1m14s411 e garantiu o primeiro lugar no treino classificatório deste sábado (17). Sergio Perez, da Red Bull Racing, com 1m14s446, completa a primeira fila.

O tempo que garantiu a pole a Hamilton foi a melhor do fim de semana em Ímola. Pela 99ª na carreira, o heptacampeão mundial vai largar na primeira posição. Max Verstappen, da Red Bull, foi o terceiro, e Charles Leclerc, da Ferrari, o quarto.

Q1
O início do treino classificatório foi marcado por uma interrupção. Logo nos primeiros minutos, o japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, provocou uma bandeira vermelha após sair da pista e bater contra a proteção de pneus. A batida foi forte, mas o piloto estreante na temporada saiu sem ferimentos. Com a sessão retomada, Valtteri Bottas, da Mercedes, anotou o melhor tempo do Q1. O finlandês superou o companheiro Lewis Hamilton com volta em 1m14s672.

Foram eliminados: Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), Mick Schumacher (Haas) e Nikita Mazepin (Haas), além de Tsunoda.

Q2
No Q2, Sergio Perez foi o mais veloz. O piloto da Red Bull Racing apostou nos pneus macios e levou a melhor em relação à dupla da Mercedes e Verstappen, que usaram os médios. O mexicano completou a volta em 1m14s716. Lando Norris, da McLaren, veio na sequência com 1m14s718.

A surpresa na segunda parte do classificatório foi a eliminação de Carlos Sainz, da Ferrari. Além dele, George Russell (Williams), Sebastian Vettel (Aston Martin), Nicholas Latifi (Williams) e Fernando Alonso (Alpine) também ficaram pelo caminho.

Q3
Na parte decisiva do classificatório, brilhou a estrela de Lewis Hamilton. O britânico garantiu volta rápida de 1m14s411 logo na primeira metade do Q3 e superou o tempo dos carros da Red Bull Racing, que vinham sendo mais velozes no treinos livres.

Destaque também para Sergio Perez, da RBR, que surpreendeu ao garantir volta em 1m14s446 à frente do companheiro Max Verstappen (1m14s498). Será a primeira vez do mexicano na primeira fila do grid.