Fazendo jus à rivalidade do maior clássico do vôlei mineiro, Fiat-Minas e Sada Cruzeiro protagonizaram um jogo quente na noite de ontem, com direito a bate-bocas, cartão vermelho e tie-break em Três Corações, no Sul de Minas. Mesmo deixando escapar o primeiro set e perdendo a chance de fechar a partida no quarto, o time minastenista bateu a equipe celeste por 3 a 2 (22/25, 25/19, 25/17, 20/25, 12/15) e manteve a invencibilidade no Campeonato Mineiro.
O jogo começou com muitos erros de saque. Sem grandes dificuldades, os bons passes dos dois lados favoreciam as bolas rápidas de meio e a troca de pontos. Depois do videocheck frustrado de um toque na rede do Sada e um ace de Davi, o Minas fez 15 a 13 e forçou o primeiro pedido de tempo do técnico Marcelo Mendez.
Depois de um bloqueio e um ace de Rodriguinho, no entanto, o Sada fez 19 a 19 no primeiro grande rali da partida. Com mais dois bloqueios, fez 21 a 19. A virada esquentou o terço final do set, com o volume de jogo das duas equipes crescendo exponencialmente e os ânimos acirrados resultando em alguns belos ralis – e num bate-boca entre os dois bancos que rendeu cartões amarelos para os dois lados. Mas o Sada contou com a superioridade no bloqueio para fechar a parcial em 25 a 22.
O Minas voltou quente e abriu logo 3 a 0. Desconcentrado no passe e pouco inspirado no serviço, o time celeste não ofereceu muita resistência, e o adversário fechou a parcial em 25 a 19.
No início do terceiro set, o Sada tentou reequilibrar o duelo, e o Minas seguia mais concentrado. Numa boa passagem de Éder Levi pelo saque, o Sada chegou a encostar em 15 a 14. O Minas, porém, não perdeu a concentração, e os jogadores acreditavam em todas as jogadas.
O Sada errava muitos saques e desperdiçou repetidos contra-ataques. Com o placar em 20 a 16, o líbero celeste Serginho perdeu a cabeça e atacou Piá verbalmente na rede, levando um cartão vermelho e um amarelo e sendo expulso do set. O incidente desestabilizou o Sada de vez, e o Minas fechou o set com facilidade em 25 a 17.
Com os ânimos acirrados, a quarta parcial começou mais equilibrada. Mais calmo, o time celeste levou o jogo para o tie-break: 25 a 20.
O quinto set começou com dois ralis, que refletiram o espírito do jogo, com uma bola caindo para cada lado. O time da capital começou errando muitos saques, mas um belo ace de Davi redimiu a equipe e fez o Minas abrir 11 a 9. O Sada cometeu erros cruciais, que ajudaram o rival a levar o set: 15 a 12.