O Porto se sagrou campeão português neste sábado (7) da melhor maneira possível: gol nos acréscimos na casa do maior rival. A equipe enfrentou o Benfica no Estádio da Luz e precisava apenas de um empate para garantir a taça. Porém, os comandados de Sérgio Conceição foram além e venceram a partida por 1 a 0, garantindo a 30ª conquista da liga nacional.
Nos acréscimos da partida, o lateral-esquerdo Zaidu Sanusi marcou e carimbou a conquista para os portistas com uma rodada de antecedência. A equipe chegou aos 86 pontos conquistados, contra 79 do Sporting, que enfrenta o Portimonense fora de casa neste domingo (8).
Na primeira etapa do duelo, a tensão ligada à possibilidade de título foi refletida dentro de campo, com uma partida truncada e muito estudada por parte de ambas as equipes.
Já na segunda metade, a situação mudou completamente. O primeiro lance importante foi para o Benfica. Após lançamento de Nicolás Otamendi, Darwin Núñez superou o goleiro Diogo Costa e anotou o que seria o primeiro tento da partida. Porém, o VAR flagrou um impedimento do uruguaio e anulou o gol dos donos da casa.
Depois, o Porto avançou as linhas e chegou com perigo. Vitinha aproveitou rebote após uma cobrança de falta e levou perigo à meta do Benfica.
Porém, o gol saiu apenas aos 49 minutos do segundo tempo. O brasileiro Pepê arrancou e tocou para Zaidu Sanusi, livre na área. Ele não titubeou e anotou o único gol do confronto.
Com o título conquistado neste sábado, o Porto chegou ao segundo título consecutivo do torneio. No próximo domingo, em casa, a equipe recebe o Estoril, na última rodada do Português. Ainda nesta temporada, no fim do mês, visita o Tondela na decisão da Taça de Portugal.
O Porto conta com cinco brasileiros no elenco: o lateral-esquerdo Wendell, os ponteiros Pepê e Galeno e os atacantes Fernando Andrade e Evanilson. Nascidos no País, os portugueses naturalizados Pepe e Otávio também estão na faixa de campeão.
Por Estadão Conteúdo