Pela nona vez consecutiva a Adidas produziu a bola de jogo da Copa do Mundo feminina. A bola oficial, chamada de OCEAUNZ, foi lançada nesta terça-feira (24) em um evento em Sydney, na Austrália, um dos países-sede da Copa, ao lado da Nova Zelândia.
Um helicóptero com a marca da Adidas sobrevoou o litoral da praia de Bondi, onde colocou em um totem uma versão gigante da bola da Copa. Veja o momento do lançamento:
📦 special delivery in Sydney today. welcome 𝗢𝗖𝗘𝗔𝗨𝗡𝗭 ️
together with @FIFAWWC, we revealed the official match ball for the FIFA Women's World Cup 2023 pic.twitter.com/tPZwoTKZ9v
Segundo a Adidas, a bola possui a mesma tecnologia usada na Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo do Catar 2022, que utiliza um chip para compartilhar, em tempo real, dados de posição das jogadoras e, aplicando inteligência artificial, contribuir para a tecnologia que auxilia a marcação de impedimentos de forma semiautomática. A inovação também compartilha informações instantâneas aos árbitros de vídeo, para ajudar na tomada de decisão.
“A adidas criou uma bola oficial icônica para a Copa do Mundo Feminina da FIFA que reflete diversidade, inclusão e união, temas adequados para a primeira Copa do Mundo Feminina a ser co-organizada por dois países diferentes de diferentes confederações", falou a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura.
“Esta edição do torneio será extremamente especial e as ricas culturas da Austrália e Nova Zelândia, como evocadas no OCEAUNZ, certamente levarão a experiência de visitar fãs e equipes #AlémDaGrandeza”, concluiu a executiva.
Copa do Mundo Feminina 2023
A Copa do Mundo Feminina, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, começa no dia 20 de julho e vai até 20 de agosto, um mês depois. Esta será a primeira edição com 32 seleções na disputa.
Na última semana, a Fifa anunciou a venda de mais de meio milhão de ingressos, para mais de 120 países diferentes. O Brasil enfrenta, na fase de grupos, a França e a Jamaica, e ainda aguarda definição do terceiro adversario do Grupo F, que virá do playoff que será realizado em fevereiro deste ano.