Imparável

Brasil x Argentina: torcedores terão chance de rever Adriano Imperador no auge

Atacante brasileiro marcou dois gols na decisão, sendo o artilheiro e o grande craque do torneio; jogo será reprisado hoje, às 16h

Por Josias Pereira
Publicado em 19 de abril de 2020 | 10:15
 
 
Sem Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo, Brasil contou com Adriano para golear hermanos FIFA

A final da Copa das Confederações 2005 que será retransmitida pela Globo neste domingo, às 16h, permitirá aos torcedores brasileiros relembrarem o talento de Adriano, não à toa apelidado de "Imperador" pela imprensa italiana. Naquele período, o jogador, de apenas 23 anos, estava no seu auge. E provou isso na decisão, marcando dois golaços no 4 a 1 histórico sobre a Argentina. 

Um ano antes, ele já havia sido herói na Copa América. ao marcar um gol salvador na decisão contra a Argentina.

Entre 2005 e 2008, conquistou sete títulos com a Inter: três Campeonatos Italianos (2006, 2007, 2008), duas Copas da Itália (2005 e 2006) e duas Supercopas da Itália (2005 e 2006).

Na Alemanha, no torneio preparatório para o Mundial, o jogador consolidou sua força. Terminou a Copa das Confederações 2005 com cinco gols marcados, levando para casa a chuteira de ouro da competição, como grande artilheiro, e a "Bola de Ouro", concedida ao melhor do torneio. 

Sem Ronaldo, que pediu dispensa da seleção, pouco antes da disputa da Copa das Confederações, Adriano tomou conta do ataque e confirmmou a expectativa depositada por Carlos Alberto Parreira. Um ano depois, ele foi convocado para sua única Copa do Mundo. 

Mas, quatro anos depois da performance na Copa das Confederações, aos 27 anos, Adriano anunciou o rompimento com o futebol que permanece ate´hoje, com algumas idas e vindas, além de flertes com a possibilidade de jogar. No Flamengo campeão brasileiro em 2009, o jogador chegou a sonhar com a convocação para a Copa da África, mas acabou não sendo chamado por Dunga. Algo que só reforça aquele gostinho de que ele poderia ter sido o natural substituto de Ronaldo Fenômeno.