Futebol feminino

Com Marta e sem atletas de Minas, Vadão convoca Brasil para a Copa

Treinador convocou ainda a veterana Formiga, de 41 anos, e a atacante Cristiane para a disputa do torneio na França a partir de 7 de junho

Por Julio Rezende
Publicado em 16 de maio de 2019 | 11:47
 
 
Vadão divulgou nesta quinta-feira o grupo que disputará a Copa da França neste ano Reprodução/CBFTV

O técnico da seleção brasileira feminina, Vadão, anunciou, nesta quinta-feira (16), as 23 jogadoras convocadas para a disputa da Copa do Mundo da França 2019, que ocorrerá entre 7 de junho e 7 de julho. A lista conta como nomes como Marta, seis vezes eleita a melhor do mundo pela Fifa, Cristiane e a veterana Formiga, de 41 anos, mas não há nenhuma representante do futebol mineiro.

A preparação para a Copa do Mundo será realizada em Portimão, na região de Algarve, Portugal. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a escolha do local se deve "à aclimatação da equipe, levando em conta a temperatura no país europeu e o fuso horário".

O grupo brasileiro chegará lá no dia 22 de maio e permanecerá até 5 de junho, quando viajarão para Grenoble, já na França, onde o Brasil estreará na competição diante da Jamaica, no dia 9.

Saiu a convocação da #SeleçãoFeminina para a Copa do Mundo!

Vem ver a lista do técnico Vadão anunciada de uma maneira mais que especial! 📋🇧🇷⚽ pic.twitter.com/xnB0E0a4UF

— CBF Futebol (@CBF_Futebol) 16 de maio de 2019

Em entrevista coletiva, Vadão informou que optou por manter uma base para a disputa da Copa e pela volta de Formiga ao time brasileiro. "Em relação à Formiga, mesmo com 41 anos, a gente pediu que ela retornasse", afirmou.

O Brasil tentará, na França, conquistar pela primeira vez a Copa do Mundo. O melhor resultado foi o vice-campeonato em 2007, na China, ao ser derrotado na final para a Alemanha. Na última edição, em 2015, a seleção foi eliminada nas oitavas de final pela Austrália.

Vadão disse ainda que o desafio será montar uma equipe que não dependa somente de sua principal estrela. "A Marta ainda é a Marta, mas não podemos jogar tudo nas costas dela, para resolver. A equipe estando bem, tem que ter uma estrutura que possa facilitar a Marta, para ela fazer tudo que sabe, o poder de decisão que ela tem", disse. (Com informações da Agência Estado)

Confira a lista das convocadas:

Goleiras: Aline (Tenerife), Bárbara (Avaí Kindermann), Letícia Izidoro (Corinthians)

Laterais: Fabiana Baiana (Inter), Letícia Santos (Sport Club Sand), Tamires (Fortuna), Camila (Orlando Pride)

Zagueiras: Erika (Corinthians), Kathellen (Bordeaux) Monica (Corinthians), Tayla (Benfica)

Meio-campistas: Andressinha (Portland), Formiga (PSG), Adriana (Corinthians), Thaisa (Milan)

Atacantes: Bia Zaneratto (Hyundai), Cristiane (São Paulo), Raquel (Huelva), Débinha (North Carolina), Geyse (Benfica), Ludmila (Atlético de Madri), Marta (Orlando Pride) e Andressa Alves (Barcelona)