O Cruzeiro é o clube mais popular em Minas, segundo a pesquisa DataTempo/CP2: 28,2% dos entrevistados disseram torcer para o time. O Atlético tem 19,5%, e o América, 1,1% dos torcedores no Estado.

Já 27,5% responderam que torcem para outros times, enquanto 23,5% não torcem para nenhum time. Não souberam ou não responderam 0,2%.

A Raposa tem mais torcedores que o Galo em quase todas as regiões de Minas, com exceção do Sul e do Sudoeste, onde o Atlético lidera por 7,1% a 6,5%.

Tamanho da torcida do Cruzeiro e do Atlético pelas regiões de Minas

Torcida de futebol pode influenciar a eleição para governador?

Para Adriano Cerqueira, cientista político e professor do Ibmec e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), as torcidas de futebol podem, de modo geral, influenciar as eleições. Porém, na opinião dele, para a disputa ao governo de Minas em 2022, esse fator perde força.

“O Kalil já tem seis anos praticamente como prefeito. Com isso, a imagem dele como administrador está ficando mais forte que a imagem que ele tinha de quando disputou a eleição em 2016, que era um ex-presidente do Atlético disputando para ser prefeito”, explica.

“Isso (a influência das torcidas) pode ser um fator que acontece, sim. Mas eu acho que o fator mais importante em Minas é que a grande dificuldade que um ex-prefeito de Belo Horizonte tem de ganhar as eleições é que ele fica muito localizado em uma região (a metropolitana) que não garante a ele a maioria dos votos no Estado”, avalia Cerqueira.

A Pesquisa DataTempo/CP2 fez 1.300 entrevistas domiciliares em todo o Estado, entre os dias 17 e 20 de julho. Grau de confiança: 95%. Margem de erro: 2,72 pontos percentuais para mais ou para menos.