Dizem que a linguaguem da bola "é universal". Quando o Mineiro começar, essa afirmação poderá ser confirmada na prática: afinal, ao menos dez estrangeiros estarão na atual edição da disputa do campeonato estadual.
Em função da proximidade geográfica e da questão 'custo', os sul-americanos são ampla maioria. Dos onze gringos que integram os elencos das equipes, seis são de países vizinhos ao Brasil.
Entre eles, claro, se destaca a presença de atletas argentinos. Há uma dupla deles no América (os meias Benítez e Martínez) e uma dupla no Atlético (o meia Zaracho e o atacante Pavón). Já o outro integrante é bem menos conhecido, o meia Francileudo Ariaudo, que defenderá o Ipatinga.
Outros dois jogadores sul-americanos estarão em ação: o chileno Vargas, do Atlético e o uruguaio Mastriani, do América.
O Coelho, inclusive, poderia ter até mais atletas de países vizinhos em seu elenco, mas o lateral direito Cáceres (paraguaio) e o zagueiro Conti (argentino) não fazem mais parte do grupo.
Oficialmente, na lista de gringos do América ainda entra o atacante Aloísio. Apesar de ter nascido em Araranguá, Santa Catarina, o 'boi bandido' abriu mão da cidadania brasileira para defender a seleção da China. Assim, segundo os critérios estabelecidos pela CBF, ele também entra na conta de estrangeiros.
Os outros três gringos que disputarão o Mineiro são de países com bem menos 'tradição' no futebol.
O volante Gabriel Kazu Yanagu, de 23 anos, que integra o elenco do Tombense, nasceu em Seki, no Japão. Mais conhecido apenas como Kazu, ele tem ainda cidadania italiana, em função da origem paterna.
A equipe de Tombos também contratou o atacante Keylon Batiz, de apenas 18 anos. Nascido na Nicarágua, o jogador é considerado uma promessa e já atuou na seleção de seu país, tanto na base quanto na principal.
Já o lateral Enzo, de 21 anos, que está no elenco do Pouso Alegre, nasceu em Bradenton, Flórida, nos Estados Unidos.
Enzo começou a carreira na IMG Soccer Academy, nos EUA, mas veio ainda novo para o Brasil, tendo atuando na categoria de base do Cruzeiro. No ano passado, se transferiu para o Pousão.
A lista poderia ser ainda maior. Goleiro da Caldense, Fábio Szymonek é descendente de poloneses, como já 'entrega' o sobrenome.
O Cruzeiro, que em sua história, inclusive recente, já contou com diversos atletas estrangeiros, no momento não conta com gringos em seu elenco. O clube chegou a acertar a contratação do zagueiro paraguaio Bruno Valdéz, que estava no América do México, mas o jogador teria optado pela proposta do Boca Juniors, da Argentina.
Confira abaixo todos os estrangeiros que disputarão o Estadual:
Argentinos:
Benítez - meia - América
Martínez - meia - América
Zaracho - meia - Atlético
Pavón - atacante - Atlético
Ariaudo - meia - Ipatinga
Chileno:
Vargas - atacante - Atlético
Chinês:
Aloísio - América
Japonês:
Kazu - volante - Tombense
Nicarágua:
Keylon Batiz - atacante - Tombense
Norte-americano:
Enzo - lateral - Pouso Alegre
Uruguaio:
Mastriani - meia - América