Do FIFA Internacional Soccer lançado para consoles como Mega-Drive e Super Nintendo em 1993 até o FIFA 22, nos mais modernos videogames, a evolução dos jogos eletrônicos de futebol passou pelo empenho e desenvolvimento da Eletronic Arts. A empresa dos Estados Unidos desenvolve e distribui hoje alguns dos títulos mais amados pelos gamers mundo afora. Nos últimos anos, o jogo FIFA se tornou grande referência nas mais variadas plataformas de jogos principalmente pela intenção de ser um simulador de futebol, ou seja, além da mecânica moderna, precisava se aproximar da realidade sendo fiel aos clubes e campeonatos disponíveis.

Com isso, a parceria com a Féderation Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol) era um marco. Usar o nome da entidade máxima do futebol dava credibilidade aos desenvolvedores. Porém, a EA, como é conhecida, anunciou nesta terça-feira (10) o fim dessa parceria e a mudança no nome do game. 

Vem aí, a partir de 2023 (após o título FIFA 23), o que segundo a empresa representará uma nova era: EA Sports FC. "Depois de quase 30 anos criando experiências de futebol interativas que definiram o gênero, agora damos início a uma nova era empolgante", diz o comunicado da empresa.

Junte-se ao clube.
Saiba mais em julho de 2023#EASPORTSFC

Mais detalhes: https://t.co/R0f7r8g4ur pic.twitter.com/THvCCXt29y

— EA SPORTS FIFA BRASIL (@EAFIFABR) May 10, 2022

A explicação seria financeira. Segundo o jornal The New York Times, a EA pagava cerca de US$ 100 milhões (mais de R$ 500 milhões) por ano para a FIFA pelo contrato de uso licenciado da marca. A publicação ainda afirmou no ano passado que essa seria a maior receita fixa da entidade e que a crise financeira causada pela pandemia fez os planos mudarem na Eletronic Arts.

EA Sports FC vai continuar sendo parte dos mais de 300 contratos de licença que a empresa possui no esporte atualmente. "Tudo o que você ama em nossos jogos fará parte do EA SPORTS FC. Nosso portfólio exclusivo de licenciamento de mais de 17.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas nas quais investimos por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA SPORTS FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a CONMEBOL Libertadores, a Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália)", reforça a empresa.

Vale lembrar que o principal concorrente, desenvolvido pela Konami, teve seu nome e conceitos mudados em 2021, com a mudança de Pro Evolution Soccer para eFootball 2022.

Confira o comunicado da EA na íntegra: 

Uma nova era começa em julho de 2023 – após a EA SPORTS entregar o FIFA mais expansivo de todos os tempos

Para os fãs de futebol do mundo todo,

Quero começar agradecendo a esta incrível comunidade de mais de 150 milhões de fãs por ajudar a construir a maior plataforma de entretenimento de futebol do mundo - EA SPORTS™ FIFA.

Depois de quase 30 anos criando experiências de futebol interativas que definiram o gênero, agora damos início a uma nova era empolgante.

No próximo ano, EA SPORTS FC se tornará o futuro do futebol da EA SPORTS. Ao lado de nossos mais de 300 parceiros de licença em todo o esporte, estamos prontos para levar as experiências globais de futebol a novos patamares, em nome de todos os fãs de futebol em todo o mundo.

Tudo o que você ama em nossos jogos fará parte do EA SPORTS FC – as mesmas ótimas experiências, modos, ligas, torneios, clubes, atletas, Ultimate Team, Pro Clubs e VOLTA Football estarão lá. Nosso portfólio exclusivo de licenciamento de mais de 17.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas nas quais investimos por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA SPORTS FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a CONMEBOL Libertadores, a Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, MLS – e muito mais.

Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades de inovar, criar e evoluir. Isso é muito mais do que apenas uma mudança de símbolo – como EA SPORTS, estamos comprometidos em garantir que a EA SPORTS FC seja um símbolo de mudança. Estamos dedicados a reinvestir significativamente no esporte e estamos empolgados em trabalhar com um número grande e crescente de parceiros para expandir novas experiências autênticas que trazem alegria, inclusão e imersão a uma comunidade global de fãs. Não vejo a hora de compartilhar mais detalhes sobre esses planos nos próximos meses.

A EA SPORTS FC nos permitirá realizar esse futuro e muito mais... mas não antes de entregarmos nosso jogo mais expansivo de todos os tempos com nosso atual parceiro de direitos de nomes, a FIFA, por mais um ano. Estamos comprometidos em garantir que o próximo FIFA seja o melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer FIFA lançado anteriormente.

Estamos incrivelmente empolgados em construir o futuro global do futebol com todos vocês e ficaremos felizes em compartilhar mais informações sobre a EA SPORTS FC no Inverno brasileiro de 2023. O futuro do esporte é muito grande e brilhante, e os fãs de futebol estão chegando em todos os cantos do mundo. O futebol global faz parte da EA SPORTS há quase trinta anos – e hoje, garantimos que continuará assim nas próximas décadas.

Existimos para criar o futuro do fandom de futebol – seja virtual ou real, digital ou físico, tudo é futebol. Obrigado por seu apoio contínuo.

 

- Cam Weber, EVP, Group GM EA SPORTS & Racing

 

Premier League “EA SPORTS é uma valiosa parceira de longo prazo da Premier League, e esperamos continuar trabalhando juntos na nova era da EA SPORTS FC.” -Richard Masters, executivo-chefe da Premier League"

LaLiga “A EA SPORTS representa o auge das experiências interativas de futebol hoje e no futuro, e estamos honrados em continuar trabalhando com eles, como temos feito há mais de 20 anos”, disse Javier Tebas, presidente da LaLiga. “Estamos comprometidos em fazer parceria com a EA SPORTS FC para fornecer uma experiência inovadora e autêntica e crescer o amor pelo futebol juntos, em todo o mundo e nos próximos anos.”

Bundesliga “Temos uma excelente parceria com a EA”, disse Donata Hopfen, CEO da Bundesliga. “EA SPORTS é uma parte estabelecida e valiosa do mundo do futebol, e estamos empolgados com tudo o que está por vir como resultado de nossa parceria inovadora. Estamos ansiosos para ver a Bundesliga e a Bundesliga 2 incorporadas à EA SPORTS FC.”

UEFA “Com um compromisso compartilhado de servir os fãs de futebol em todo o mundo, esperamos continuar nossa parceria com a EA SPORTS FC para fornecer aos jogadores experiências autênticas no jogo com as competições de clubes que eles amam.” - Guy-Laurent Epstein, Diretor de Marketing, UEFA

CONMEBOL "Conectar fãs de futebol com seus clubes, jogadores, competições e amigos por meio de experiências digitais é o ápice do futuro do fandom de futebol, e estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a EA SPORTS FC para oferecer essas experiências imersivas aos fãs de todo o mundo" - Juan Emilio Roa, Diretor Comercial e de Marketing da CONMEBOL

NIKE "Estamos muito satisfeitos em continuar e expandir nossa parceria de longa data com a EA SPORTS, pois atendemos atletas na interseção de esportes, jogos e cultura", disse DJ van Hameren, vice-presidente executivo e CMO da Nike Inc. "Nossa parceria com a EA SPORTS FC aumentará genuinamente as formas como nossas comunidades podem jogar e se conectar com o esporte."