Em 2022 foi disputada a 108ª edição do Campeonato Mineiro. Foram 12 clubes participantes. O primeiro jogo foi em 25 de janeiro, com a vitória da Caldense sobre a América por 2 a 1. A competição teve regulamento alterado em relação ao ano anterior.
Nesta temporada, os 12 times disputaram turno único, com todos se enfrentando, somente em jogo de ida. Passadas as 11 rodadas, os quatro primeiros avançaram à fase final, que foi disputada em jogos eliminatórios. Os dois últimos foram rebaixados ao Módulo II, enquanto os que ficaram do 5º e 8º lugar, disputaram o Troféu Inconfidência.
A fase semifinal foi disputada com jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha podendo decidir o campo do segundo jogo. As disputas foram entre o primeiro e o quarto (Atlético x Caldense) e entre o segundo e o terceiro colocados (Athletic e Cruzeiro).
O América terminou a primeira fase na quinta posição e foi para a disputa do Troféu Inconfidência contra o Tombense (8º). Villa Nova (6º) e Democrata-GV (7º) fizeram a outra semifinal. O time de Tombos eliminou o Coelho, vencendo por 3 a 1 na ida e empatando por 1 a 1 na volta, e pegou a Pantera na decisão. O Democrata-GV passou pelo Leão, com uma derrota por 2 a 1 na ida e uma vitória por 3 a 1 na volta.
A decisão, no Mineirão, foi disputada em 2 de abril, um sábado, com torcida dividida. O Atlético ficou com o título, vencendo o Cruzeiro por 3 a 1, gols de Hulk (duas vezes) e Nacho, com Edu marcando para a Raposa. Pelo Troféu Inconfidência, também em jogo único, o Democrata-GV venceu o Tombense por 1 a 0, em Valadares, gol de Gabriel Ferreira, e ficou com o caneco.
Já o título simbólico de ‘Campeão do Interior’ ficou com o Athletic, que venceu a Caldense por 5 a 4 na disputa de pênaltis, depois de empates por 1 a 1 e 0 a 0 nos jogos de ida e volta. Patrocinense (9º) e Pouso Alegre (10º) ficaram em posições da tabela que não disputaram nada nem foram rebaixados. Os dois últimos, que caíram, foram Uberlândia (11º) e URT (12º).
As vagas de Minas Gerais para a disputa da Copa do Brasil de 2023 ficaram com Athletic, Tombense, Atlético, Cruzeiro, América e Democrata-GV. Já na disputa da Série D deste temporada, estarão Athletic, Caldense e Democrata-GV, representando o futebol mineiro. Na Série C, Minas será representada pelo Pouso Alegre.