Belo Horizonte

Errata: apenas Cruzeiro acionou STJD por público em jogos de torneios nacionais

Conmebol liberou presença de público nos estádios, mas CBF ainda não. Clube tenta garantir a presença da torcida em seus jogos

Por Gabriel Moraes e Thiago Fernandes
Publicado em 29 de julho de 2021 | 15:19
 
 
Cruzeiro e Ituano se enfrentam nesta quarta (5), no Mineirão Gustavo Aleixo / Cruzeiro

O Cruzeiro acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com um pedido para garantir o direito de levar torcida aos seus jogos na capital válidos pela Série B do Campeonato Brasileiro. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) liberou a volta de público na cidade, obedecendo a 30% da capacidade do estádio e uma série de regras.

Esse pedido, orquestrado pelo presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues, que também é advogado, trata-se de um mandado de garantia, que tem por objetivo assegurar o direito que lhes foi dado pelo Executivo municipal. Conforme o Superior Tribunal Federal (STF), as prefeituras e os governos estaduais têm o poder de determinar as restrições sanitárias impostas pela pandemia de coronavírus.

Leia mais: Cruzeiro diz que "irá atrás do seu direito de receber o torcedor em campo"

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por sua vez, ainda é relutante com relação à volta de torcida no Brasileirão. Isso porque a entidade acredita que seria injusto apenas alguns clubes terem torcedores presentes. Entretanto, a CBF está estudando a possibilidade de pessoas presentes nos estádios a partir das quartas de final da Copa do Brasil.

O Cruzeiro alega que teve apoio dos outros dois clubes de Minas Gerais que disputam as divisões de elite, América e Atlético. As duas direções, no entanto, negam a participação. Portanto, ao contrário do que havia sido publicado nesta matéria, apenas o Cruzeiro entrou no STJD.

Em contato com a reportagem, Marcus Salum, coordenador de Futebol do Clube-Empresa do América, afirmou que a intenção é fazer um movimento nacional para o retorno de torcida, com clubes de todo o Brasil, com a ajuda da Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes).

Porém, o dirigente negou que o clube americano foi à Corte, mas confirmou que o presidente do time celeste o procurou para tratarem do assunto. Procurado oficialmente, o Atlético informou que ainda não há "nada combinado" com outros clubes para entrarem junto ao STJD. O Cruzeiro confirma a ação e a participação dos rivais.

Regras

A PBH determinou as regras para haver público nas arenas, como no Mineirão e no Independência, como: 30% da capacidade de cada setor; camarotes fechados; todos os portões devem ser abertos; venda de ingressos só pela internet; exame de covid-19 negativado; não haverá venda de bebida; obrigatório uso da máscara todo o tempo; entre outras.

Nesta quinta-feira (29), foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) todas as determinações. Confira AQUI.

Libertadores

Como a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) liberou torcida, o jogo do Galo contra o River Plate, no dia 18 de agosto, no Mineirão, válido pelas quartas de final da Copa Libertadores, deve contar com a Massa atleticana nas arquibancadas.

Para evitar fraudes nos exames de Covid-19, o clube planeja parceria com laboratórios. Sócios torcedores terão prioridade na compra dos ingressos. Leia mais AQUI.

O Flamengo já contou com a presença da nação rubro-negra no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na semana passada, no jogo contra o Defensa y Justicia, também pela competição continental.