Barcelona e Manchester United empataram por 2 a 2 nesta quinta-feira (16), no estádio Camp Nou, em partida válida pelo jogo de ida da fase 16avos da Europa League. Com gols de Rashford e contra de Kounde para o United, e de Raphinha e Alonso para a equipe espanhola, as duas equipes tentam a classificação na Inglaterra.
O United se classificou para as oitavas de final após terminar a fase de grupos na segunda colocação do grupo E. Já o Barcelona, ficou em terceiro do grupo C da Champions League, e por isso, foi para a Europa League.
A partida de volta acontecerá na quinta-feira (23), às 17h (horário de Brasília), em Manchester, na Inglaterra. Na Europa League não possui gol qualificado. Caso permaneça empatado no placar agregado, a partida irá para a prorrogação. Se o resultado persistir, a classificação será decidida nos pênaltis.
Primeiro tempo
O jogo começou com bastante equilíbrio entre as duas equipes. O Barcelona começou pressionando, e depois foi a vez do United chegar com mais pressão no setor ofensivo. Aos 11 minutos, Fred derrubou Gavi próximo à meia-lua, marcando falta a favor do Barcelona. Alonso cobrou, mas a bola saiu por cima do gol defendido por De Gea.
Na marca dos 25, Wan Bissaka passou pela ponta direita, deu um chute de rasteira na grande área, encontrou Sancho livre, que de primeira mandou em direção ao gol de Ter Stegen. Com 29, por reclamação, Jordi Alba recebeu cartão amarelo. Aos 42, foi a vez do Varane receber o amarelo, após fazer uma falta em cima de Gavi.
Segundo tempo
Com pressão total por parte dos espanhóis, Raphinha com 2 minutos de jogo matou a bola na barriga, girou e mandou em direção ao gol de De Gea, mas acabou saindo pela linha de fundo. Logo no minuto seguinte, Wan Bissaka cruzou a bola na grande área, e na finalização Sancho mandou para fora.
O gol do Barcelona saiu na marca dos 5’, após cobrança de escanteio, Alonso pegou de cabeça na pequena área e mandou para o fundo das redes. Dois minutos depois, Fred encontrou Rashford livre, que desceu pela ponta direita até a linha de fundo. Cara a cara com Ter Stegen, o atacante do United ganhou a melhor e colocou tudo igual no placar do Camp Nou.
A virada do United veio aos 13 minutos, após cobrança de escanteio curta de Luke Shaw para Rashford. O atacante inglês invadiu a grande área, tocou na pequena com Bruno Fernandes e na sobra bateu no peito do Kounde. Após análise pelo VAR, o árbitro sinalizou o gol contra do atleta do Barcelona.
Aos 27 minutos, Gavi puxou a camisa do Fred e recebeu cartão amarelo. Como estava pendurado, o atleta do Barcelona estará de fora do jogo de volta da Europa League. Aos 31 minutos, Kounde abriu pela direita para Raphinha que chutou de fora da área em direção ao gol de De Gea. Sem a menor chance para o goleiro do United, o Barcelona, empatou por 2 a 2 com o brasileiro.
- Barcelona: Ter Stegen; Kounde, R. Araújo, Marcos A. (Ansu Fati) e Jordi Alba (Baldé); Pedri (S. Roberto), F. de Jong e Kessie (Christensen) ; Raphinha (Ferran Torres), Lewandowski e Gavi
Técnico: Xavi
- Manchester United: De Gea; Wan-Bissaka, Varane, Shaw, Malacia; Casemiro e Fred; Sancho (Garnacho), Bruno Fernandes e Rashford; Weghorst.
Técnico: Ten Hag
- Cartões amarelos: Alba e Gavi (Barcelona); Varane, Ten Hag e Casemiro (Man. United)
- Cartão vermelho: ninguém
- Árbitro: Maurizio Mariani (ITA)
- Assistentes: Alberto Tegoni e Daniele Bindoni (ITA)
- VAR: Massimiliano Irrati (ITA)