Faltando apenas duas rodadas para o fim da fase de grupos da Copa Libertadores, os 32 clubes na disputa já fazem as contas para ver quais chegam às partidas de mata-mata. O Tempo Sports analisa o que cada um dos oito times brasileiros na disputa, incluindo os mineiros Atlético e América, precisa fazer para avançar no torneio continental. Matematicamente, todas as equipes do Brasil têm chances de classificação. Confira:

Palmeiras (grupo A)

O Verdão já está classificado e tem 100% (12 pontos) de aproveitamento até aqui na fase de grupos. O Palmeiras joga na quarta-feira (18), diante do Emelec, às 19h, no Allianz Parque

Athletico-PR (grupo B)

Lanterna do grupo B, a situação do Furacão (4 pontos) não é das melhores. Mas o time de Felipão ainda tem chances de avançar e depende apenas de si para isso. Se vencer as duas partidas que faltam, ambas na Arena da Baixada, o clube paranaense segue na competição. O Athletico joga na quarta-feira (18), às 19h, diante do líder Libertad (7 pontos).

Bragantino (grupo C)

Estreante na Libertadores, o Bragantino é o více-líder do grupo C (5 pontos), com o Nacional (4 pontos) na cola, e tem boas chances de classificação. Nesta terça-feira, às 19h15, enfrenta o líder Estudiantes (10 pontos) em confronto direto pela vaga no mata-mata, que deve ser definida na última rodada. 

Atlético e América (grupo D)

A situação mais complicada no grupo D é a do América, lanterna com apenas um ponto. Mas o Coelho, estreante na competição, tem chances de avançar. Para isso, depende de um verdadeiro "combo" de resultados. A equipe precisa vencer suas próximas duas partidas, fora de casa, e contar com um ajuda do rival Atlético para vencer também os mesmos adversários. Nesta quarta-feira (18), o více-líder Tolima (7 pontos) e o América se enfrentam às 21h em Ibagué.

Já o Galo (8 pontos) pode garantir a classificação em primeiro lugar do grupo D com uma rodada de antecedência. A equipe enfrenta o Independiente del Valle (7 pontos) na quinta-feira (19), às 19h, no Mineirão. Se vencer, fica com 11 pontos e não poderá ser alcançado por nenhum outro time na última rodada.

Corinthians (grupo E)

Líder do grupo E, o Corinthians (7 pontos) está perto de carimbar vaga na próxima fase da Libertadores já nesta terça-feira (17). O Timão enfrenta o o více-líder Boca Juniors (6 pontos), no La Bombonera, às 21h30. Se vencer, o time paulista avança em primeiro lugar no grupo. 

Fortaleza (grupo F)

A situação do Fortaleza (com 4 pontos) em terceiro lugar no grupo F não é das melhores. A equipe precisa vencer as próximas partidas fora de casa e ainda aumentar o saldo em mais três gols. Na quarta-feira (18), Alianza Lima ( 1 ponto) e Fortaleza se enfrentam no Nacional de Lima, às 23h.

Flamengo (grupo H)

Líder do grupo H com 10 pontos, o Flamengo estaria matematicamente classificado se garantir um ponto nos próximos dois jogos. Nesta terça-feira (17), o Rubro-Negro enfrenta o Universidad Católica (4 pontos), às 21h30, no Maracanã.