O caso recente de importunação sexual envolvendo uma torcedora do Atlético no Mineirão foi apenas mais um exemplo para reforçar a campanha do estádio contra este tipo de situação. 

Ao lado de clubes, Federação Mineira de Futebol (FMF) e órgãos públicos de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, foi lançada, nesta quinta-feira, a campanha "Todos contra a Importunação Sexual", uma iniciativa para combater condutas que são contra a liberdade sexual das mulheres em jogos de futebol.

"Esse é um problema da nossa sociedade. Os casos no Mineirão são recortes de vários que acontecem diariamente nos ônibus, nas ruas e em diversos lugares. A campanha é uma união de interessados que estão dispostos a fazer uma série de ações educativas para que isso seja diminuído e, ao longo do tempo, extinto. Para o Mineirão, é de extrema importância que os clubes, e seu alcance com os torcedores, estejam conosco nessa campanha, além da experiência e vivência dos órgãos de segurança", ressalta Bruna Drummond, gerente de negócios do Mineirão.

A partir do próximo sábado (20), no duelo entre Atlético e Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, os torcedores verão cartazes espalhados por todo o Mineirão com informações sobre a prática criminosa e instruções para que vítimas relatem casos de importunação de forma imediata. 

Os QR Codes serão de fácil acesso e levam diretamente ao Whatsapp do canal de denúncia. A partir das informações recebidas, será possível agilizar os processos e encaminhar os casos para investigação dos órgãos de segurança. 

Os seguranças do estádio estão sendo melhor instruídos e receberão cartilhas sobre como agir no acolhimento às vítimas. Além disso, as TVs, o telão do estádio e a Rádio Esplanada também vão incentivar torcedores que presenciarem casos de importunação a denunciar condutas inapropriadas.

As cadeiras do estádio vão ganhar 6.000 adesivos com o mote da campanha e os funcionários trabalharão com camisas alusivas à ação.