O Módulo II do Campeonato Mineiro chega à rodada final do hexagonal decisivo neste sábado (30) com três clubes brigando pelas duas vagas na elite estadual em 2023. Ipatinga, Democrata de Sete Lagoas e Betim entram em campo com chances de acesso. O Democrata recebe o Varginha, o Boa enfrenta em casa o Ipatinga e o Betim visita o Tupynambás. Os três jogos serão disputados às 16h. Confira os cenários e o que cada um precisa fazer para subir para principal divisão do futebol de Minas Gerais.
O Betim é o único que não conta apenas com seus esforços. O time da região metropolitana é atualmente o terceiro lugar, com 15 pontos, um a menos que Ipatinga e Democrata. O Betim precisa vencer o Tupynambás em Juiz de Fora e torcer para que ao menos um dos seus principais rivais não vençam. Se empatar, o Betim está eliminado mesmo que Ipatinga ou Democrata percam, porque tem menos vitórias do que os adversários.
O Ipatinga, líder do hexagonal com 16 pontos e quatro gols de saldo, tem como vantagem em relação ao Democrata o número de gols marcados, 14 a 10. Nos demais quesitos, os dois clubes estão rigorosamente empatados, com 16 pontos, cinco vitórias e quatro gols de saldo.
O Ipatinga enfrenta o Boa em Varginha. Se vencer o lanterna do hexagonal, o Tigre conquista o acesso sem depender de nenhum outro resultado. Se empatar, basta que Democrata ou Betim não vençam. Se perder, também pode subir. Para isso, torce para que o Betim no máximo empate e que o Democrata perca.
O caso do Democrata é semelhante ao do Ipatinga. Se vencer, não depende de mais ninguém. Se empatar, torce para Ipatinga ou Betim não vençam. E, assim como o Ipatinga, pode subir também se perder. No caso, precisa que não o Betim não vença e que o Ipatinga perca.
Campanhas
O Betim chegou ao hexagonal final com a melhor campanha da primeira fase. Curiosamente, Ipatinga e Democrata, que chegam à última rodada da competição em vantagem, ficaram com as duas últimas vagas para o hexagonal final. O Ipatinga terminou em quinto e o Democrata em sexto.
Somando as duas etapas do campeonato, até o momento, são 20 jogos para cada. No total, o Betim já somou 35 pontos e teve 10 vitórias, enquanto Ipatinga e Democrata fizeram 33 pontos e nove vitórias cada. Dos três, o Ipatinga é quem fez mais gols em todo o torneio, com 28. O Democrata fez 23 e o Betim, 20. Entre os três, o Betim foi o que menos sofreu gols nos 20 jogos - foram 15, enquanto o Democrata levou 17 e o Ipatinga, 21.