A ausência de torcida visitante nos jogos dos times de futebol Belo Horizonte está com os dias contados.
Publicação no Diário Oficial de Belo Horizonte, nesta terça-feira, dia 30 de novembro, informa que houve alteração em portaria da Secretaria Municipal de Saúde da capital mineira, que impedia torcida nos estádios a não ser do time mandante. Tal situação já acontece, há algumas semanas, em outras localidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.
"O Secretário Municipal de Saúde e Gestor do Sistema Único de Saúde/SUS-BH, no exercício de suas atribuições legais, resolve que fica revogado o subitem 2.1 do Decreto nº 17.763, de 8 de novembro de 2021", com a portaria entrando em vigor na data de publicação.
O item informa, sobre torcidas, que "obrigatoriamente, deveria haver torcida única, entendida aquela que contêm torcedores somente do time". A reportagem do Super. FC fez contato com a prefeitura de Belo Horizonte, que confirmou a informação.
Segue abaixo nota da prefeitura
"A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está liberada a presença da torcida do time visitante em estádios da capital. As flexibilizações no município são realizadas de acordo com as orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid.
Conforme consta no protocolo, não é autorizada a entrada sem a entrega do resultado negativo para a Covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizados até setenta e duas horas antes do jogo. Outra opção é a apresentação de comprovante de vacinação da segunda dose ou de dose única da vacina contra a doença.
O retorno do público aos estádios foi feito de forma gradual. Foi elaborado um protocolo com medidas sanitárias que evitem a disseminação do Coronavírus para garantir a segurança dos torcedores e trabalhadores. É imprescindível que todas as orientações sejam seguidas. As regras para funcionamento dos jogos de futebol profissional estão disponibilizadas no portal da Prefeitura"