O São Paulo denunciou um ataque racista sofrido por um funcionário do clube neste domingo (31), quando o Tricolor perdeu para o Athletico-PR por 1 a 0 em Curitiba, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o clube, o crime foi registrado junto à polícia.
Lamentavelmente, episódios de racismo foram presenciados neste domingo, na Arena da Baixada.
Um profissional do São Paulo FC, que estava trabalhando no campo, foi vítima de ataques racistas logo em seguida ao pênalti defendido pelo goleiro Felipe Alves. (+) pic.twitter.com/jQL0hPXqii
"Um profissional do São Paulo FC, que estava trabalhando no campo, foi vítima de ataques racistas logo em seguida ao pênalti defendido pelo goleiro Felipe Alves. Ele vem recebendo o suporte do clube e já registrou Boletim de Ocorrência", escreveu o São Paulo nas redes sociais.
O clube também denunciou crimes semelhantes nas arquibancadas. "Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista", completou o Tricolor.
Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostrou uma torcedora do Athletico-PR imitando um macaco em direção aos são-paulinos na Arena da Baixada.
🚨⚠️ RACISMO NO BRASILEIRÃO
Torcedora do Athletico imita macaco em direção aos torcedores do São Paulo na Arena da Baixada.
📽 Reprodução pic.twitter.com/ZmPoMsBJ5Y
Essa não é a primeira vez que a torcida do Furacão recebe acusações dessa natureza. Na final da Copa do Brasil, contra o Atlético, também houve denúncias. Vídeos da Bandeirantes mostraram torcedores apontando para suas peles brancas para atacar os alvinegros.
Mais recentemente, pela mesma competição, o Bahia denunciou o Athletico pelo mesmo motivo. Vídeos mostraram dois torcedores do time do Paraná imitando macacos em direção aos baianos.