O técnico Tite anunciou na manhã desta sexta-feira (11) a lista de convocados para defender a seleção brasileira nas duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, os compromissos contra ao Chile, no dia 24 de março, no Maracanã, e depois a Bolívia, no dia 29 de março, em La Paz. 

A convocação marcou o retorno de Neymar à seleção brasileira após período lesionado. O jogador vem de mais uma eliminação na Champions League, desta vez caindo para o Real Madrid, nas oitavas de final. Do futebol mineiro, Guilherme Arana, do Galo, voltou também a ser convocado por Tite, um chamado importante, que pode pavimentar a presença do jogador na Copa. O treinador ainda promoveu outras voltas, como do lateral Danilo, o volante Arthur, da Juventus, e também o atacante Richarlison, do Everton. 

A grande novidade ficou por conta do chamado do atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal. O jogador foi bem avaliado pela comissão técnica por seu crescimento na Premier League. É preciso destacar também que Matheus Cunha, do Atlético de Madrid, e Roberto Firmino, do Liverpool, estão lesionados. Os dois poderiam ser opções. Chama atenção a ausência de Gabriel Jesus, chamado por Tite nas últimas convocações e que amarga um jejum de gols com a camisa da seleção. 

Veja a lista de convocados: 

Goleiros 

Alisson (Liverpool) 

Ederson (Manchester City) 

Weverton (Palmeiras) 

Laterais 

Dani Alves (Barcelona)

Danilo (Juventus) 

Alex Telles (Manchester United)

Arana (Atlético) 

Zagueiros

Eder Militão (Real Madrid)

Gabriel Magalhães (Arsenal) 

Marquinhos (PSG) 

Thiago Silva (Chelsea) 

Meias

Arthur (Juventus) 

Bruno Guimarães (Newcastle) 

Casemiro (Real Madrid)

Fabinho (Liverpool)

Fred (Manchester United)

Lucas Paquetá (Lyon)

Coutinho (Aston Villa)

Atacantes

Antony (Ajax)

Gabriel Martinelli (Arsenal)

Neymar (PSG)

Raphinha (Leeds)

Richarlison (Everton)

Rodrygo (Real Madrid)

Vini Jr. (Real Madrid)

A seleção brasileira lidera as Eliminatórias para a Copa, com 39 pontos, quatro a mais que a Argentina. O Brasil já está classificado para o Mundial desde o ano passado, quando venceu a Colômbia por 1 a 0, em São Paulo, na NeoQuímica Arena, no dia 11 de novembro, pela 13ª rodada. Existe ainda um jogo em asterisco, o duelo com a Argentina, que não aconteceu na capital paulista após intervenção da Anvisa em descumprimento de regras sanitárias contra a pandemia do novo coronavírus. A Fifa determinou que o duelo aconteça, mas tanto brasileiros quanto argentinos já recorreram da decisão da entidade. A realização ou não do jogo segue em aberto. 

O Brasil conhecerá seus adversários na Copa do Mundo do Catar no próximo dia 1ª de abril, quando a Fifa fará o sorteio do Mundial em Doha. A seleção será uma das oito cabeças de chave.