A viagem de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro será especial para o estudante Arthur Carvalho, de 21 anos. Tricolor desde pequeno, o jovem, acostumado a percorrer os cerca de 600 km que dividem as duas cidades, vai com o coração na mão para o adeus do atacante Fred, que anunciou aposentaria dos campos na partida diante do Ceará. "Ele é o maior que vi jogar em todos os tempos", afirmar Arthur. 

Fã de Fred desde que teve maturidade para entender e lembrar dos ídolos que viu vestir a camisa do Fluminense, Arthur não titubeia ao ser questionado sobre qual partida considera a mais emocionante do atacante. "Foi em 2009, naquele 3 a 2 de virada do Fluminense em cima do Cruzeiro no Mineirão. Aquela partida marcou naquela arrancada do time para não cair à Série B. Começamos perdendo por 2 a 0, mas aí viramos para 3 a 2 com dois gols de Fred", relembra o torcedor. 

Naquele ano, para se livrar da degola, e já com 99% de ser rebaixado (18 pontos em 24 jogos e na lanterna do Brasileiro), o Fluminense travou batalha contra a calculadora. Nos últimos sete compromissos no campeonato, o Tricolor tinha a missão "quase impossível" de conquistar seis vitórias e um empate. 

O início da reviravolta foi na 32ª rodada, quando o Flu levou a melhor sobre o Galo, por 2 a 1, no Maracanã. Fred e Conca balançaram as redes.

Logo na sequência, a virada de 3 a 2 em cima do Cruzeiro, com gols de Fred (dois) e Gum, no Mineirão. Em seguida, triunfos por 1 a 0 e 2 a 1 contra Palmeiras e Atlético-PR, respectivamente. Quando venceu o Sport por 3 a 0, o Flu passou a depender só de si para impedir a queda. Após a goleada por 4 a 0 sobre o Vitória, na penúltima rodada, conseguiu, enfim, sair do Z-4. E carimbou a permanência na divisão de elite do futebol nacional após ficar no 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira.

Leia também: relembre momentos marcantes de Fred em América, Atlético e Cruzeiro

Título de 2012

Arthur também se lembra de quando o Fluminense acabou com o sonho de título do Brasileirão do Atlético. No duelo entre Fred e Ronaldinho Gaúcho, melhor para o ídolo das Laranjeiras. Naquele ano de 2012, Fred foi artitlheiro do Brasileiro, com 20 gols. 

"Me lembro que os atleticanos já estavam comemorando o título. Mas aí o Fred marcou e tirou a esperança do Galo", disse Arthur. Naquela partida entre Fluminense e Palmeiras, em 11 de novembro de 2012,  o Flu garantiu matematicamente o título do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Palmeiras por 3 a 2. Foram dois gols de Fred, um deles marcado aos 42 minutos do segundo tempo. 

Pedido

O torcedor Arthur ainda não teve a chance de ficar cara a cara com o ídolo. Mas espera registrar a despedida de Fred do Fluminense em cada detalhe, cada fotografia. Na esperança de um encontro com o jogador, ele deixou um recadinho: "Se nesse jogo de sábado eu conseguir pegar algum autógrafo com você, alguma lembrança sua, uma camisa se for possível, ficarei muito grato, muito feliz".