Doze pessoas foram presas após um confronto de torcidas organizadas de Botafogo e Flamengo neste sábado (2), na Penha Circular, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Destes torcedores, três ficaram feridos e precisaram ser socorridos ao hospital estadual Getúlio Vargas, na capital carioca. Entre as vítimas, um jovem de 19 anos. As equipes se enfrentam às 21h, no estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, o confronto começou por volta das 14h20 na rua Califórnia, na Penha Circular. Vídeos publicados nas redes sociais mostrou as agressões e a correria entre os membros das torcidas organizadas rivais durante o confronto, que teria sido marcado por um aplicativo de conversa. Testemuhas disseram ter escutado barulhos de tiros e de bombas

🚨PISTA de agora há pouco na Penha entre Bateanda e Fúria Jovem. pic.twitter.com/OgQSr6Qigb

— Diário das Torcidas (@DTorcidas) September 2, 2023

Bloco da Jovem Fla sendo dispersado pela PM após o confronto estourar hoje na Penha. pic.twitter.com/EtumA6fIeP

— Diário das Torcidas (@DTorcidas) September 2, 2023

As equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas ao local. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que a ocorrência ainda está em andamento. “Após certo, os policiais detiveram sete indivíduos. Três deles estavam feridos e foram socorridos ao Hospital Estadual Getúlio Vargas. Equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) detiveram mais cinco indivíduos suspeitos de envolvimento na briga, na região”, disse em nota.  

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste sábado (2), às 21h, no estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O clássico terá uma carga limitada a 10% da capacidade para a torcida do Flamengo, assim como ocorreu com os botafoguenses no confronto do primeiro turno, realizado no Maracanã.

O Botafogo é o líder do campeonato, mas vem de eliminação nas quartas de final da Copa Sul-Americana diante do Defensa y Justicia. Já o Flamengo tenta diminuir a diferença para o líder e se prepara para a decisão da Copa do Brasil, contra o São Paulo, nos dias 17 e 24 de setembro.

Veja a nota 

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, neste sábado (2/9), policiais militares do 16ºBPM foram verificar ocorrência de tumulto na Rua Califórnia, na Penha Circular, zona norte do Rio de Janeiro. Chegando ao local, a equipe constatou o fato. Após certo, os policiais detiveram sete indivíduos. Três deles estavam feridos e foram socorridos ao Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) detiveram mais cinco indivíduos suspeitos de envolvimento na briga, na região. Ocorrência em andamento.

*** Com Agências (Estadão)