O Galo FA mostrou sua força jogando em casa e, neste sábado, no Sesc Venda Nova, não deu chances ao Vilha Velha Tritões em partida válida pela decisão da Conferência Sudeste do Brasil Futebol Americano (BFA), principal competição da modalidade do país. O esquadrão alvinegro, comandado pelo head coach Lex Braga, bateu o time capixaba por 47 a 14 e carimbou seu passaporte para a próxima fase da edição 2018.

Agora, o esquadrão atleticano parte para a semifinal nacional diante do Timbó-Rex, que, em jogo lá e cá, superou o Coritiba Crocodiles por 21 a 20, no Complexo Esportivo de Timbó, em Santa Catarina, pela finalíssima da decisão da Conferência Sul. O esperado confronto entre mineiros e catarinenses vai acontecer, provavelmente, no dia 1º de dezembro, às 18h, na casa atleticana, o Sesc Venda Nova. Durante esta semana, a BFA confirmará a data. 

O duelo. Sob o forte sol das 18h do nosso horário de verão, o Galo FA entrou em campo para a decisão da Conferência Sudeste sem pensar em um resultado que não a vitória - até porque o derrotado seria eliminado e ficaria pelo caminho na competição, já que a final é disputada em jogo único. E a equipe alvinegra tratou logo de fazer valer o apoio da torcida que compareceu em bom número ao estádio. Cerca de 400 atleticanos estiveram nas arquibancadas do Sesc Venda Nova e empurraram a equipe em diversos momentos.

O Galo FA, soberano, impôs um ritmo de ataque alucinante. O primeiro grande momento do jogo foi o touchdown do running back norte-americano Parris Lee. Porém, ao fazer a jogada, o camisa 7 alvinegro mergulhou com a bola na end zone. O árbitro assinalou conduta antidesportiva sob alegação de que o atleta comemorou antes de cruzar a linha. Superior na partida, o Galo DA terminou o primeiro quarto na frente: 6x0.

O equilíbrio não se repetiu na etapa seguinte. Impecável na defesa, o time alvinegro deslanchou e, após cinco touchdowns e outros quatro extra points, terminou a primeira metade da partida com 40x0 no placar. 

O Vila Velha Tritões voltou melhor e tentou equilibrar a partida. Ao fim do terceiro quarto, no entanto, a vantagem alvinegra ainda era grande e o resultado de 47x8 dava tranquilidade aos comandados de Lex Braga. 

A etapa final continuou equilibrada, mas a superioridade alvinegra falou mais alto. Não havia tempo para nenhuma reação capixaba. Placar final e absoluto: 47 a 14. Mais uma vitória de uma equipe não sabe o que é derrota há 31 jogos. 

O head coach Lex Braga analisou o resultado. Para ele, o jogo comecou equilibtado, mas o Galo FA soube impor seu ritmo. 

"Depois que cometemos nossos erros, ajustamos e nosso jogo acabou entrando. O Tritões sempre é dificil, respeito muito a equipe deles", avaliou. 

Eleito pela comissão técnica o melhor jogador da noite, o norte-americano Paul Morant, que atua como free safety, ou último homem da defesa, comemorou muito o triunfo:

"A melhor parte da nossa performance foi que começamos devagar, depois aceleramos e conseguimos manter o ritmo. Atuamos bem no ataque e na defesa", disse o camisa 21. 

Sobre a próxima jornada, ele preferiu deixar análises para depois:

"Nesse momento não estou pensando na próxima partida. Quero aproveitar a vitória e segunda-feira voltamos a trabalhar."

Aos gritos de "É campeão!", o time atleticano recebeu o troféu da Conferência Sudeste. A missão, agora, será contra o Timbó Rex.

Para o treinador atleticano, "será um espetáculo. O melhor jogo, do ponto de vista técnico, da história do futebol americano no Brasil".