Jogador do 123 Minas, o ala Gui Santos, que completou 20 anos na última quarta-feira (22), foi escolhido pelo Golden State Warriors no Draft 2022 da NBA, realizado nesta quinta-feira (23), em Nova York. O ala-armador é o primeiro atleta a sair diretamente do Minas para a liga norte-americana de basquete
Como a escolha veio na segunda rodada do draft (31ª a 58ª; Gui Santos foi 55º), ainda não há contrato garantido. Inicialmente, a expectativa é que ele comece a jogar nos Estados Unidos pela G-League. Mas os direitos do jogador de 2,02m e 95 quilos agora pertencem aos atuais campeões da NBA, que contam com nomes como Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green.
Há ainda a possibilidade de Gui Santos ficar mais um ano no Brasil ou ainda atuar uma temporada em outra liga estrangeira.
O jogador, que não esteve presente na cerimônia do draft, em Nova York, festejou muito a conquista. "Estava no quarto já, achei que não ia dar mais. Estava indo dormir, esfriar a cabeça. Aí, meu agente, Aylton, me ligou e disse 'Vai para sala agora e liga a TV! Conseguimos!'. E eu falei "não brinca comigo assim, não". E aconteceu! Eu nem esperava mais… De repente, os Warriors me escolhem! Nem sei o que dizer. É o melhor presente de aniversário que já ganhei. Um sonho meu, da minha família, dos meus amigos", afirmou Gui Santos.
O brasileiro ganhou as 'boas vindas' do seu novo time através das redes sociais. O Warriors foi uma das dez franquias que receberam o brasileiro para uma atividade antes do draft.
"Treinei bem lá. Me senti muito bem. Encontrei com o Leandrinho (hoje integrante da comissão técnica do Warriors), com quem joguei em Minas. Foi especial. Deixei tudo o que eu tinha nos treinamentos, foi muito intenso. Um período de exaustão, de entrega, mas valeu muito a pena. Tenho que agradecer a muita gente por estar aqui. Tudo que aconteceu na minha vida, tudo foi sempre muito difícil. Viver esse momento é incrível", acrescentou Gui Santos.
Os Warriors haviam enviado um olheiro para o Brasil para observar treinos e atuações de Gui Santos pelo Minas.
Agora, o Brasil tem 16 jogadores draftados na história da NBA, sendo que três - Paulão Prestes, Oscar Schmidt e Marquinhos Abdala - não chegaram a atuar. Atualmente, são dois brasileiros em ação: Raulzinho (também ex-Minas), que jogou a última temporada pelo Washington Wizards, e Didi Louzada, que pertence ao Portland Trail Blazers.
Desempenho no Minas
Formado nas categorias de base, Gui Santos chegou ao Minas em 2018, com 15 anos, e se profissionalizou no clube. Pela equipe adulta, disputou o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Basketball Champions League Americas (BCLA).
Em 2021, foi eleito Destaque Jovem e Jogador de Maior Evolução do NBB. Nesta temporada, foi peça fundamental na conquista da Copa Super 8, primeiro título nacional da história minastenista. No NBB, teve médias de 10.1 pontos por jogo, 5.1 rebotes e 2 assistências, levando a equipe ao terceiro lugar das duas competições. As boas atuações renderam o prêmio de melhor sexto homem do campeonato.