O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), atual líder do mundial de Fórmula 1, conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio da Espanha, sua quarta nas seis corridas da temporada. 

No circuito de Montmeló, o piloto vai largar neste domingo (6) na primeira fila, ao lado do holandês Max Verstappen (Red Bull), seu rival na classificação geral, e à frente do companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz Jr, que largará da terceira posição.

"Não consegui fazer a minha última volta, mas estar na primeira fila é bom. Obviamente, gostaria de ter conquistado a pole", declarou o atual campeão do mundo após a sessão. 

Giro no início

A sorte sorriu para o monegasco: depois de um giro nas primeiras etapas da terceira sessão de classificação, o piloto da 'Scuderia' só conseguiu fazer uma volta rápida, o que foi suficiente para marcar o melhor tempo.

Se as estatísticas do circuito catalão dão vantagem ao monegasco, já que 24 dos 31 Grandes Prêmios realizados neste circuito foram vencidos por quem largou na pole, o piloto da Ferrari teme sofrer problemas de pneus durante a corrida de domingo.

"Estou em uma boa posição, mas tivemos problemas com os pneus e se não os administrarmos bem, perderemos a vitória", alertou Leclerc.

 Mercedes está "progredindo"

Sob as temperaturas sufocantes, o espanhol Carlos Sainz Jr., ainda em busca da primeira pole da carreira, ficou com a terceira posição, à frente do britânico George Russell (Mercedes).

A equipe britânica, que domina o campeonato de construtores desde 2014 com oito títulos consecutivos, atravessa dificuldades nesta temporada e tem procurado aplicar melhorias neste circuito. 

"Estamos progredindo, o carro não está mais saltando em linha reta e isso é uma grande diferença. Ainda temos algumas melhorias a fazer", disse Lewis Hamilton. 

As mudanças parecem estar valendo a pena, já que o heptacampeão mundial se classificou em 6º, com o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) ocupando a 5ª posição, entre as duas Mercedes.

Chance de melhorias

No circuito catalão, um compromisso essencial no calendário e cenário de testes durante a pré-temporada desde 2014, com exceção de 2021, esta corrida é a ocasião perfeita para várias equipes aplicarem melhorias, como McLaren, Ferrari, Mercedes e Aston Martin. 

Esta última foi alvo de críticas por parte da Red Bull devido à suposta semelhança entre o carro da equipe britânica e o RB18, de altas performances. 

Apesar disso, os pilotos da Aston Martin, o alemão Sebastian Vettel e o canadense Lance Stroll foram eliminados no Q1, a primeira sessão de classificação, e largarão em 16º e 18º, respectivamente, no domingo (22). 

Diante do público espanhol, Fernando Alonso (Alpine) também foi eliminado no Q1 e largará em 17º, entre os dois pilotos da Aston Martin.

Grid de largada do GP da Espanha:

1ª fila:

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

2ª fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)

George Russell (GBR/Mercedes)

3ª fila:

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

4ª fila:

Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)

Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)

5ª fila:

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)

Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)

6ª fila:

Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

7ª fila:

Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Red Bull)

8ª fila:

Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)

9ª fila:

Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

10ª fila:

Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)

Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)

Texto atualizado às 15h23

(AFP)