O menor número de times femininos em Minas Gerais não impediu a realização de um torneio que servirá como boa preparação para a temporada que apenas se inicia. Entre esta segunda (5) e quarta-feira (7), o Campeonato Mineiro acontecerá, em tiro curto, com a presença de quatro times. Em virtude das poucas opções dentro do cenário regional, a solução encontrada pela Federação Mineira de Vôlei (FMV) foi convidar o BRB Brasília Vôlei-DF, equipe que irá disputar, em breve, a Superliga feminina. O Lavras Vôlei aparece como franco-atirador, utilizando o torneio para dar experiência a suas jovens atletas.

“Acredito que as duas partes têm a ganhar. Será mais um time de qualidade para a competição. Algumas equipes não têm campeonatos estaduais ou eles não têm um bom nível. Essa decisão foi ótima para todos os envolvidos”, comenta a central Fabiana, do Dentil-Praia Clube, um dos favoritos, ao lado do Minas.

Enquanto o Praia chega como atual campeão brasileiro, o Minas defenderá o título conquistado na última edição do mineiro justamente sobre seu maior rival.

Os elencos estrelados prometem encher os olhos dos torcedores, que terão a oportunidade de ver duelos particulares do mais alto nível com presenças como as de Fernanda Garay, Carol, Fabiana, Suelen, pelo lado do Praia, além de Carol Gattaz, Gabi, Natália e Leia do lado do Minas. Nomes estrangeiros também poderão ser vistos como das norte-americanas Carli Lloyd, levantadora da seleção do seu país, e da oposta Nicole Fawcett, que parte para sua segunda temporada no time do Triângulo.

“Agora temos a presença de duas peças muito importantes, Gabi e Natália, ponteiras de nível de seleção e muito experientes. Elas vão acrescentar muito, assim como a Bruna, uma ótima oposta que chegou para o lugar da Hooker. Temos tudo para fazer um ótimo campeonato, estamos nos preparando da melhor maneira”, avalia a central Carol Gattaz, do Minas.

Sabendo dos importantes compromissos que terão durante toda a temporada, os dois times fizeram investimentos pesados para esta temporada. “Não sei se nossa equipe está melhor. Vejo o time com boas opções e mais homogêneo, mais equilibrado”, comenta o técnico Paulo Coco, que segue no comando do Praia.

 

Praia e Minas fizeram amistosos

Depois de vencer todos os quatro amistosos contra Brasília e Sesi Bauru-SP, o Praia começará as partidas oficiais do campeonato a todo vapor. “O Mineiro é um campeonato importante, faremos nosso máximo para tentar trazê-lo de volta a Uberlândia”, destaca.

O time do Minas também disputou amistosos com a seleção sub-20 e diante do Fluminense. Após duas vitórias sobre o jovem time nacional, o Minas encarou as tricolores dentro e fora de casa. No primeiro jogo, foram disputados apenas quatro sets, com empate de 2 a 2. Em BH, uma vitória de 3 a 1 para cada lado. “Os amistosos foram bons, sem o time completo, mas tentamos aproveitar o máximo”, destaca Carol Gattaz.

 

Temporada especial requer novo planejamento

A temporada será especial para ambas as equipes mineiras, que disputarão, além do Estadual e da Superliga, o Sul-Americano e o Mundial de Clubes, na China, em dezembro.

“Será uma temporada muito mais puxada, sem muitas folgas e com vários campeonatos pelo caminho. Teremos que trabalhar, nos dedicar e nos cuidar ainda mais. Serão jogos atrás de jogos, e precisaremos estar atentas para estarmos inteiras nessas competições”, salienta Carol Gattaz.

O técnico Stefano Lavarini, do Minas, já pensa em um trabalho diferenciado para alcançar os grandes objetivos. “O que mais muda nesse caso é o planejamento. A gente vai brigar em várias frentes com ambição de fazer bem”, afirma.

Bilhetes

A venda de entradas para a primeira rodada do Campeonato Mineiro será no local das partidas. Os jogos acontecem no Mackenzie EC, e a venda de ingressos estará disponível a partir das 16h, nas bilheterias do clube. As entradas custam R$ 8 (inteira). Já as rodadas de terça e quarta-feira serão realizadas na Arena Minas. Os ingressos para os jogos na Arena MTC já estão à venda pela internet.

 

Minientrevista

Stefano Lavarini

Técnico do Minas

Que avaliação você faz dos amistosos disputados pela equipe na pré-temporada?

Os amistosos tiveram um saldo positivo. A gente precisava testar o trabalho que estávamos fazendo sem as jogadoras da seleção em um nível mais alto que aquele que temos no nosso próprio treino. Aproveitamos encontrando algumas respostas sobre a direção do trabalho que é preciso fazer.

Você considera o Campeonato Mineiro uma boa preparação para o Minas neste início de temporada?

O Mineiro é uma possibilidade de preparação, mas tem jogos oficiais, e o peso de uma competição faz com que as equipes realmente trabalhem em um nível mais alto.

O que dizer de um ano especial para o Minas, com a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes? O que muda nos objetivos e na preparação da equipe para esta temporada? A exigência fica maior?

O que mais muda é o planejamento. A gente vai brigar em várias frentes com ambição de fazer bem. A programação do trabalho é diferente de uma temporada comum, sem Mundial e sem Sul-americano. Quem quer ficar no alto nível gosta de mais desafios.

 

Saiba mais

Dentil-Praia Clube

Saídas: Walewska (central), Amanda (ponta), Claudinha (levantadora)

Chegadas: Carli Lloyd (levantadora), Carol (central), Rosamaria (ponta), Michele (ponta)

Minas Tênis Clube

Saídas: Hooker (oposta), Rosamaria (ponta), Pri Daroit (ponta), Karine (levantadora), Sonja Newcombe (ponta), Karol Tormena (ponta), Natália Monteiro (ponta)

Chegadas: Gabi (ponta), Natália (ponta), Bruna Honório (oposta), Malu (oposta), Bruninha (levantadora), Lana (ponta)

Agenda do Campeonato Mineiro Feminino 2018

Segunda (5) – Ginásio do Mackenzie

18h – Minas x Lavras Vôlei

20h – Dentil-Praia Clube x BRB Brasília Vôlei

Terça (6) – Arena MTC

18h – Dentil-Praia Clube x Lavras Vôlei

20h – BRB Brasília Vôlei x Minas

Quarta (7) – Arena MTC

18h – Lavras Vôlei x BRB Brasília Vôlei

20h – Minas x Dentil-Praia Clube