Futebol e turismo

Tinha um estádio no meio do caminho

Brasileiros aliam paixão pelo esporte com as viagens pelo mundo para conhecer templos dos grandes times

Por Gláucio Castro
Publicado em 13 de agosto de 2018 | 03:00
 
 
A vendedora Cíntia Cristina e o marido Cássio Drumond no estádio San Siro, em Milão, onde ele comemorou o aniversário de 35 anos arquivo pessoal

Conhecer Paris e tirar uma foto com a majestosa Torre Eiffel ao fundo é o sonho de muita gente. Visitar Roma e fazer uma selfie no lendário Coliseu também está entre os programas favoritos dos brasileiros quando vão à Europa. Mas, para aqueles torcedores apaixonados por futebol, a viagem não fica completa se não tiver uma passadinha em algum dos famosos estádios do Velho Continente.

Estudo da Booking.com, umas da maiores empresas de comércio eletrônico e viagem do mundo, mostra que este tipo de turismo faz parte do roteiro dos brasileiros muito mais do que se imagina. Nada menos que 57% dos entrevistados responderam que visitariam um estádio em algum momento de sua viagem de lazer, 50% comprariam ingressos para jogos e 32% estão sempre com a camisa do clube do coração na mala.

O bancário Flávio Moreira, 48, de Juiz de Fora, perdeu a conta de quantas arenas já visitou no Brasil e no exterior. Apaixonado por futebol e turismo, sempre que pode ele arruma as malas e parte em direção a algum novo destino. “Cada estádio tem um pouco da história de um local e do seu povo. Isso é o que mais me atrai para conhecê-los. Poder assistir a uma partida em um desses locais deixa o passeio ainda mais completo, principalmente quando o estádio está lotado e o time vence”, explica Moreira, que conhece aproximadamente 40 estádios pelo mundo, sendo 20 só no exterior.

No ano passado, o social media e redator Rodrigo Mantovani, 22, partiu para a tão sonhada viagem de férias à Europa. Entre tantos cartões postais visitados, dois estão entre os seus favoritos – o estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, na capital espanhola, e o Camp Nou, do Barcelona, na Catalunha. “Fã de futebol quando viaja para esses lugares é praticamente obrigatório passar nesses locais”, brinca. “Você tem a oportunidade de visitar todas as instalações, todas mesmo: vestiário, arquibancada, banco de reservas, sala de coletiva”, enumera ele ao mostrar uma foto sentado na mesma cadeira em que os craques do Real Madrid dão as coletivas. 

A vendedora Cíntia Cristina Andrade, 31, não é tão fã de futebol quanto o marido, o empresário Cássio Drumond, 35. Depois de passarem por várias cidades europeias sem conhecer um estádio por falta de tempo na programação, eles deixaram para o fim o momento especial. “Estávamos em Milão, era o dia do meu aniversário. Ela tinha ficado doente, mas foi comigo ao San Siro. Foi um programa bem interessante, inclusive para ela”, comemora Drumond.

 

As visitas são um deleite para os apaixonados por futebol

Visitar um estádio europeu ou mesmo em países da América do Sul é um verdadeiro deleite para os amantes do futebol. Os tours, que normalmente duram cerca de uma hora e meia, são bem completos, passam por praticamente todos os setores das arenas. Quase sempre as visitas terminam em uma loja do clube, onde é possível adquirir lembrancinhas variadas para eternizar aquele momento mágico. 

Na vizinha Argentina, o estádio Monumental de Nuñes, do River Plate, e La Bombonera, do Boca Júniors, são visitas obrigatórias para quem gosta de futebol. Na Espanha, tem o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e o Camp Nou, do Barcelona. O remodelado estádio de Wembley, em Londres, também não pode ficar de fora. Na Alemanha, se destaca o Allianz Arena, em Munique. O estádio Olímpico, de Roma, é outro queridinho. 

“A experiência de conhecer um estádio de futebol e inigualável. Uma magia. Você entra na alma da população de uma localidade”, diz o bancário Flávio Moreira. “Você pode se decepcionar com as modernas arenas recém-construídas. São um tanto frias mas, acredite, vale a pena por tudo o que aquele local tem para enriquecer sua cultura”, completa ele. 

A lista de estádios é extensa. Certamente, para cada roteiro, sempre terá um estádio no meio do caminho.

Pesquisa

O levantamento mostrou que os colombianos são os torcedores sul-americanos que mais incluem programações futebolísticas em suas viagens de férias – 74% disseram que visitariam um estádio em seus passeios, seguidos dos mexicanos com 62%. Rivais em campo, brasileiros e argentinos ficaram empatados com 57%.

Mineirão

Aberto ao público em 2013, o museu do futebol e as dependências do Mineirão vêm se tornando uma opção de lazer interessante para quem gosta de futebol. A visita guiada leva o torcedor aos bastidores do Gigante da Pampulha e a áreas restritas do estádio, como vestiários, gramado, área reservada à imprensa, dentre outros. Os ingressos custam R$ 20.