A partir desta quinta-feira (2), às 22h, a NBA chega ao seu momento decisivo. Golden State Warriors e Boston Celtics fazem a final da competição, uma série programada para uma melhor de sete jogos. O vencedor já fará história. Empatado com os Lakers como os maiores vencedores do torneio, ambos com 17 títulos, o Boston Celtics pode se isolar como o rei da liga. Os Warriors, por sua vez, lutam para erguer o quatro troféu Larry O'Brien nas últimas oito temporadas, o que seria a sétima conquista da franquia em toda a história, superando o Chicago Bulls e se tornando o terceiro maior vencedor da NBA em todos os tempos.
Get ready for our matchup with Golden State 📊 pic.twitter.com/uouAqY30Tf
— Boston Celtics (@celtics) June 1, 2022Esta é uma temporada especial para a liga, que celebra os 75 anos desde a primeira edição da competição. A NBA se consolidou nos Estados Unidos, sendo uma das principais ligas do país e tem uma sólida repercussão em todo o mundo, sendo o destino e o sonho de qualquer jogador de basquete, seja ele norte-americano ou estrangeiro. O Brasil é um dos maiores mercados da NBA em todo o planeta e isso é demonstrado em números.
Chegou a hora de carimbar o passaporte para a HISTÓRIA! 😍 💎 Nesta quinta, @celtics e @warriors começam a escrever o enredo do 75º capítulo das #NBAFinals! pic.twitter.com/mcTxlq1yMW
As transmissões da liga no país só crescem. São mais de 460 jogos exibidos na TV aberta, fechada e também nas plataformas digitais, com confrontos sendo exibidos também no YouTube e na Twitch, com destaque para o canal do Gaules, que somou mais de 3,5 milhões de horas assistidas nas lives da temporada passada.
De acordo com o Ibope Repucom, o número de pessoas que consomem NBA subiu de 31 milhões em 2019 para 45 milhões em 2021 no Brasil. E o público é bastante diversificado. As mulheres, por exemplo, são quase metade (45%) dos fãs no país.
Outro detalhe que chama atenção no Brasil é a estratégia da liga de expansão de suas propriedades comerciais nas principais cidades brasileiras. São 18 lojas à disposição dos fãs da liga, com produtos exclusivos e originais.
Mais do impacto do Brasil para as finanças da NBA
Nesta temporada, a NBA está vendo um aumento no interesse do League Pass internacionalmente em comparação com a temporada 2020-2021 em várias regiões.
O Brasil se tornou um grande hub da NBA, com um aumento de 16% na audiência média, de acordo com Matt Brabants, vice-presidente sênior e chefe de parcerias de conteúdo internacional.
"O Brasil é um mercado prioritário para a NBA com uma base de fãs apaixonada que cresceu mais de 50% nos últimos dois anos", explica o executivo.
"Os jogos e a programação da NBA estão amplamente disponíveis no Brasil por meio de nossos parceiros de transmissão Band, ESPN Brasil e SporTV, da Globo, e os jogos também são transmitidos ao vivo em canais digitais no Brasil por meio de nossas parcerias com Vivo, Budweiser, TNT Sports e Twitch streamer Gaules, um dos streamers do Twitch mais assistidos no mundo, que tem mais de 3 milhões de seguidores na plataforma", acrescentou Brabants.
NBA House para as finais
¡La #NBAHouse presentada por @Budweiser vuelve a #Brasil! Esta experiencia inmersiva pretende transmitir la emoción de las #NBAFinals 2022 y celebrar el 75 aniversario de la @NBA con los fans de @NBABrasil, en São Paulo (2-19 de junio). ¡No se lo pierdan! #NBATwitter #NBA75 pic.twitter.com/BfXxfJvexZ
— Pepe Escamilla (@PepeEscamilla_) May 25, 2022Com as finais da NBA se aproximando, mais de 30 mil fãs devem garantir ingressos para a NBA House deste ano, em São Paulo, que conta com a parceira local Budweiser como patrocinadora. Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil, descreveu o evento como um "mergulho profundo no universo da NBA", onde os fãs podem ganhar prêmios, assistir às finais e participar de ativações de patrocinadores. “Não importa onde você esteja no Brasil”, disse Vicentini, "você verá a NBA em todo lugar". A liga é a número 1 do país quando se trata das competições norte-americanas, com 17% de fãs ávidos e outros 28% de fãs casuais.
Curiosidades da grande decisão da NBA
- Esta é a 22ª aparição nas finais da NBA para o Boston Celtics e a 12ª para o Golden State Warriors. Apenas o Los Angeles Lakers (32) apareceu em mais finais da NBA do que essas duas equipes. Os Celtics têm um recorde de 17-4 em finais da NBA. Os Warriors têm um recorde de 6-5 nas finais da NBA.
- Celtics e Warriors vão se encontrar nas finais da NBA pela primeira vez em 58 anos e a segunda vez no geral. A série do campeonato de 1964 entre Boston e San Francisco Warriors – vencido pelo Celtics em cinco jogos – marcou o primeiro confronto nas finais da NBA entre as lendas Bill Russell (Boston) e Wilt Chamberlain (San Francisco), cuja rivalidade ajudou a definir o esporte por uma década. Celtics e Warriors também se encontraram três outras vezes nos playoffs quando os Warriors chamaram a Filadélfia de casa antes de se mudar para o oeste em 1962.
- Esta série está repleta de estrelas. O armador Stephen Curry, duas vezes MVP da NBA e membro da equipe do 75º aniversário da NBA, o ala-armador Jayson Tatum, fizeram parte da equipe All NBA da temporada 2021-22. Os alas dos Warriors Draymond Green e Andrew Wiggins se juntaram a Curry e Tatum como seleções para o All-Star Game da NBA de 2022. Green também já foi eleito o jogador defensivo do ano da NBA - um prêmio conquistado pelo armador do Celtics, Marcus Smart, nesta temporada. O pivô Al Horford, do Boston Celtics, e o armador Klay Thompson, dos Warriors, são ambos cinco vezes NBA All-Stars. O armador do Celtics, Jaylen Brown, foi All-Star da NBA na última temporada.
- Nenhum jogador do elenco do Celtics disputou as finais da NBA antes. Boston busca fazer o que o Milwaukee Bucks fez na temporada passada: vencer o campeonato da NBA sem nenhum jogador do elenco com experiência anterior em finais da liga. Os Warriors também ganharam tudo na temporada 2014-15 sem nenhuma experiência anterior nas finais da NBA - a primeira de suas cinco aparições consecutivas nas finais.