A rodada do final de semana não foi boa para as equipes mineiras no Campeonato Brasileiro. Além de não conseguirem vencer, Cruzeiro, Atlético e América viram a sua situação piorar na tabela de classificação. Mesmo não tendo mais nada a disputar, a Raposa perdeu posições com o revés de 2 a 0 para o Atlético Paranaense na Arena da Baixada. Mais preocupante do que o resultado, foi o desempenho do time, que oscilou entre a displicência e a irritação.

O lateral-direito Edilson por pouco não foi expulso ao agredir um adversário. Até o habilidoso meia De Arrascaeta protagonizou lance violento de falta em atleta da equipe curitibana. Na próxima rodada, o time do técnico Mano Menezes recebe o Corinthians para tentar voltar a vencer e termina o certame em uma boa colocação. 

Já o Atlético continua sem vencer sob o comando do técnico Levir Culpi. A equipe recebeu o líder Palmeiras e até saiu na frente com um belo gol de Elias, mas acabou cedendo o empate em lance inocente do volante Adilson, que estendeu a mão e tocou de leve o zagueiro Edu Dracena, dando ao árbitro a oportunidade de assinalar a penalidade máxima convertida por Bruno Henrique. Com o empate por 1 a 1.

O Galo chegou à sexta partida seguida sem alcançar a vitória, e vê a sua posição no G6, que dá vaga na primeira fase da próxima Libertadores, ameaçada. Caso vença a Chapecoense no Pacaembu no fechamento da rodada, o Saltos ultrapassa o Atlético. Na quarta, a equipe visita o Paraná em Curitiba. 

Há ainda mais tempo sem vencer está o América. O final de semana foi desastroso para o Coelho que, após perder para o lanterna do campeonato, demitiu o técnico Adilson Batista. Matematicamente rebaixado, o Paraná não havia vencido nenhuma partida fora de casa. Para o lugar de Adilson, chega um conhecido nome na torcida americana. O veterano Givanildo Oliveira tem três títulos pelo América. Foi campeão da série B em 1997, da série C em 2009 e do Campeonato Mineiro de 2016.

Ele terá a difícil tarefa de pôr fim ao jejum de 10 jogos da equipe americana e livrar o time do rebaixamento. Na próxima rodada, o América visita o Internacional em Porto Alegre.