Em meio ao ‘boom’ de popularidade dos esportes de areia, uma nova modalidade vem ganhando espaço na capital mineira: o beach tennis.
Esporte relativamente novo, o beach tennis - tênis de praia em inglês - ainda surge de forma tímida, mas já acumula adeptos em BH e na Região Metropolitana. Considerado pelos adeptos como mais democrático e fácil de aprender, o beach tennis vem como uma alternativa para aqueles que, talvez, nunca praticaram esportes antes.
A profissional de educação física Thaís Moratti dá aulas de beach tennis na região de Nova Lima, na RMBH, e garante que até quem nunca segurou em uma raquete é capaz de jogar e se divertir. Esse é, inclusive, um dos maiores atrativos da modalidade.
“A maioria que vem praticar é um pessoal que nunca jogou esporte nenhum e está procurando se exercitar de alguma forma. É um esporte muito democrático, legal e fácil de aprender. Qualquer um consegue jogar e brincar, e isso motiva muito quem chega. Diferente do futevôlei, por exemplo, as pessoas tendem a ir melhor praticando pela primeira vez e isso é um ponto bem positivo”, comentou Thais.
A própria professora conheceu o esporte há pouco menos de um ano, provando que o aprendizado pode sim ser muito acelerado. Em outubro do ano passado, ainda era estagiária, e o desenvolvimento foi rápido até assumir algumas turmas do esporte que, no local de trabalho, tem a maior procura.
“Quando eu comecei o estágio a ideia inicial era trabalhar com o futevôlei, que sempre tive mais afinidade, mas o beach tennis é o mais forte lá na casa. Eu nem conhecia antes, mas quando vi, comecei a me interessar muito pela modalidade. Já até participei de alguns campeonatos e agora estou dando aulas. Já planejo fazer cursos da federação e seguir me aprofundando”, contou Moratti.
Questionada sobre algum motivo que pode ter impulsionado a explosão do beach tennis na região, a professora e atleta cita a pandemia como um dos principais impulsionadores. “A pandemia impulsionou muito o crescimento, porque como são esportes que jogam com poucas pessoas. Quando não era permitido ter aglomeração, ajudou a crescer muito”, analisou.