Anfitriãs

Conheça as cidades-sede do Mundial de clubes da Polônia

Organização fez questão de realizar revezamento e colocar em cena cidades diferentes das que receberam torneio no ano passado

Por Daniel Ottoni
Publicado em 25 de novembro de 2018 | 07:00
 
 
Resovia receberá jogos do grupo do Sada Cruzeiro Divulgação

Para receber alguns dos melhores times e jogadores de vôlei masculino do planeta, a organização do Mundial de clubes, que começa nesta segunda, na Polônia, fez questão de fazer um revezamento e colocar em cena cidades diferentes das do ano passado.

Ao invés de Opole, Lodz e Cracóvia, ganham oportunidades locais do interior, que prometem comprovar como a modalidade desperta paixões em qualquer lugar do país.

Resovia

Às margens do rio Wislok, fica na região sudeste da Polônia e é a capital da província de Podkarpackie. Com população de cerca de 200 mil habitantes, se transformou nos últimos anos, tornando-se um atrativo pela moderna indústria e pelo estilo de vida confortável.

O município tem recebido cada vez mais atenção não somente pela força econômica como pelos atrativos turísticas. Neste sentido, o Monumento da Ação Revolucionária, bem no centro da cidade, com mais de 38 metros de altura, é um dos locais mais visitados. A rotatória liga a parte sul ao norte e o oeste ao leste da cidade.

A praça que leva o nome da cidade relembra o período socialista com prédios antigos e com uma forma arquitetônica típica de um outro período. O mercado municipal é outra referência que sempre desperta olhares e visitas. A rota turística subterrânea, 10m abaixo do nível da superfície, mostra boa parte da história da cidade, com uma rede de corredores e salas de impressionar nos seus 370m de extensão.

As visitações no local acontecem desde 2001 e contam com exposição de réplicas de armaduras usadas por antigos cavaleiros, além de armas brancas e de fogo e pratos e objetos usados pelos antigos moradores .

Outros atrativos são o prédio da Prefeitura, a Praça do Mercado Antigo, o Castelo Lubomirsk e o Museu de Bedtime Stuff. O ginásio (Hala Podpromie) que vai receber os jogos do grupo B, que conta com a presença do Sada Cruzeiro, foi construído em 2002 e tem capacidade para 4.300 torcedores. 
 

Plock: vaga 'no colo' de última hora

Antiga capital da Polônia entre os anos de 1079 e 1138, foi inspiração de crônicas milenares de Gall Anonim. Cerca de 120.000 habitam o município, que tem sua força econômica no setor de refinaria. Turisticamente falando, a cidade conta com o Castelo Ducal como uma de suas principais atrações, além de centros culturais como o Teatro Jerzy Szaniawski e o Museu Mazoviano.

Os jogos em Plock serão na Arena Orlen, construída em 2010 e que possui capacidade para 5.029 torcedores. Por lá, costumam acontecer os jogos do time de handebol da cidade, que disputa o principal torneio do país. O ginásio também já recebeu importantes duelos da Champions League da modalidade além de jogos da Liga Mundial de vôlei em 2011. 

Na cidade, acontecerão os jogos do grupo A, que vai receber Zenit Kazan (RUS), Lube Civitanova (ITA), Fakel (RUS) e os anfitriões do Skra Belchatow (POL). A vaga para sediar a fase de grupos 'caiu no colo' de Plock depois da desistência, de última hora, da cidade de Radom, em virtude de atrasos na construção do novo ginásio municipal. 

Czestochowa: destino religioso vai receber as finais

Referência da Polônia quando o assunto é religião. O local é sempre visitado em peregrinações, que costumam acontecer no mês de agosto, com destaque para o santuário Jasna Gora, uma espécie de mosteiro construído no alto de uma colina por volta do ano de 1382.

A cidade, que foi por 23 anos (1975-1998) a capital da província que leva o mesmo nome, é 'invadida' nesta época do ano, o que a faz ser reconhecida, no meio religioso, também fora do país. Entre os locais de peregrinação, Jasna Gora está entre as cinco que mais recebem visitantes no mundo. A cidade tem cerca de 220 mil habitantes. 

Um dos maiores atrativos é uma imagem da Nossa Senhora Negra, considerada por muitos como a mãe de Deus. No ramo esportivo, o ginásio que leva o nome da cidade, com capacidade para 5.840 torcedores, receberá os momentos mais importantes do Mundial de clubes de vôlei masculino foi construído em 2012 com recursos da União Europeia, atendendo aos pré-requisitos da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e da Federação Internacional de Basquete (FIBA).

Quadras para prática de treinamentos também fazem parte do complexo, que pode receber eventos de outros modalidades como futsal, handebol, badminton, tênis e tênis de mesa. Ali, já aconteceram jogos da Liga Mundial de 2015, além da final da Copa da Polônia de vôlei, em 2013. 

* repórter viajou a convite da organização do evento

MUNDIAL DE CLUBES 2018

GRUPO A - em Plock - Orlen Arena

Lube Civitanova (ITA)
Zenit Kazan (RUS)
Skra Belchatow (POL)
Fakel (RUS)

GRUPO B - em Resovia - Podpromie Hall

Sada Cruzeiro (BRA)
Asseco Resovia (POL)
Trentino (ITA)  
Khatam Ardakan (IRI)

TABELA (horários de Brasília)

26 de novembro 
14h30 - Skra Belchatow (POL) x Lube Civitanova (ITA) 
14h30 - Trentino (ITA) x Khatan Ardakan (IRI)
17h30 - Zenit (RUS) x Fakel (RUS)]
17h30 - Sada Cruzeiro x Resovia (POL)*

27 de novembro
14h30 - Lube Civitanova (ITA) x Zenit Kazan (RUS)
17h30 - Fakel (RUS) x Skra Belchatow (POL)

28 de novembro
14h30 - Sada Cruzeiro x Trentino (ITA)*
17h30 - Khatan Ardakan (IRI) x Resovia (POL)

29 de novembro
14h30 - Fakel (RUS) x Lube Civitanova (ITA)
14h30 - Resovia (POL) x Trentino (ITA)
17h30 - Skra Belchatow (POL) x Zenit Kazan (RUS)
17h30 - Khatan Ardakan (IRI) x Sada Cruzeiro *

30 de novembro - folga

1º de dezembro - semifinais na Hala Sportowa (Czestochowa)
14h30 - 1º grupo A x 2º grupo B
17h30 - 1º grupo B x 2º grupo A

2º de dezembro 
14h30 - decisão de terceiro lugar
17h30 - final

* Sportv irá transmitir todos os jogos do Sada Cruzeiro