Após quedas para o rival

Estadual é nova chance para Minas evoluir antes da estreia na Superliga

Equipe de BH ainda não apresentou bom ritmo neste começo de temporada, sofrendo com falta de entrosamento e caindo para o Praia em seguidas decisões

Por Daniel Ottoni
Publicado em 05 de novembro de 2019 | 07:00
 
 
Minas caiu para o Praia Clube por 3 a 0 nos dois jogos realizados até aqui na atual temporada Mateus Gonçalves

O Campeonato Mineiro feminino de vôlei será a última oportunidade de testes de bom nível para quem está de olho na estreia da Superliga, no próximo dia 12. O torneio estadual começa hoje em Belo Horizonte com a presença de três times que estarão, em breve, no maior torneio do país. Além de Dentil Praia Clube e Itambé Minas, o Curitiba (PR) chega para reforçar a qualidade do torneio, que também terá o Mackenzie.

O time do bairro Santo Antônio, anfitrião do primeiro dia de disputa, estará representado por um jovem elenco, com boa parte dele sendo cedido pelo Minas. Com entrada gratuita, às 18h, o Praia encara o Curitiba antes do Minas encarar o Mackenzie. Os outros dois dias de jogos serão na Arena da Rua da Bahia com ingressos sendo vendidos pelo site eventim.com.br.

Já neste começo de temporada, Minas e Praia, que fecharão o torneio na quinta-feira, mediram forças por duas vezes. Ao contrário do último ano, quando o time da capital levou a melhor nos confrontos diretos, as uberlandenses já deixaram claro que o cenário tem tudo para ser diferente. Tanto na final do Desafio Minas x Rio como na decisão da Supercopa, na última sexta-feira, o Praia levou a melhor, sem dar muitas chances para as rivais em jogos decididos em apenas três sets. 

Os resultados ligaram o sinal de alerta no Minas, que viu as rivais manterem boa parte da sua base. O clube de BH, por outro lado, ainda se adapta a várias mudanças, que farão com que o tempo seja um importante aliado até que um bom desempenho seja visto dentro de quadra. 

“O nosso time ainda está em construção. Sabemos que precisamos melhorar muito. Tivemos a perda da Acosta e, quando o time estiver completo, a gente estará melhor. Vamos construindo e passo a passo tentaremos melhorar a cada dia.  Temos que trabalhar
em cima dos erros para melhorar ao longo da temporada, que só está começando. O Praia é muito forte e, com certeza, é um dos favoritos a todos os campeonatos que vai disputar. Vamos trabalhar muito daqui para frente e buscar evoluir a cada dia”, comenta a central e capitã Carol Gattaz. 

Desfalque

O técnico Nicola Negro segue sem a venezuelana Acosta, com dores na panturrilha. Kasiely e Lana disputam a vaga de substituta. 
A meta do Minas é melhorar o rendimento, ciente de que a Superliga já bate na porta com seguidos jogos que exigirão bastante. Diante de um novo elenco, a preocupação é que o entrosamento seja o mais rápido possível para que os momentos de dificuldades sejam cada vez menores.

"A nossa equipe precisa encontrar uma identidade e isso, infelizmente, demanda tempo, coisa que a gente não teve ainda. É algo que a gente precisa construir, tem que trabalhar forte no dia a dia. Os dois times se conhecem muito, apesar que estão com montagens diferentes. Então, além de a gente ter que melhorar individualmente, a gente precisa encontrar a nossa identidade e sermos mais agressivas para não sobrecarregar alguma jogadora e também fazer com que todo mundo jogue junto. Então, é ter paciência”, indica a levantadora Macris. 

Programação:

1ª Rodada – Ginásio do Mackenzie
5/11 – terça-feira
- 18h - Dentil/Praia Clube x Curitiba Vôlei
- 20h - Mackenzie EC x Itambé/Minas

2ª Rodada - Arena MTC
6/11 – quarta-feira
- 18h - Dentil/Praia Clube x Mackenzie EC
- 20h - Itambé/Minas x Curitiba Vôlei 

3ª Rodada - Arena MTC
7/11 – quinta-feira
- 18h - Mackenzie EC x Curitiba Vôlei
- 20h - Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube