Vôlei feminino

Tandara, suspensa por doping, participa de torneio e pode ter pena dobrada

Oposta participou de Brasileiro Master defendendo o RS Voleibol mesmo sob efeito de suspensão pela ABCD

Por Débora Elisa
Publicado em 03 de maio de 2024 | 17:22
 
 
 
normal

A oposta Tandara, suspensa por doping, pode ter complicado ainda mais o seu caso no último final de semana. Segundo o colunista Demétrio Vechioli, a ex-jogadora de Osasco participou do Brasileiro Master de Vôlei, mesmo sob efeito de suspensão, e pode ter cometido infração.

Suspensa entre 07/07/2021 e 06/07/2025, Tandara não poderia, segundo as regras da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), treinar e/ou jogar com atletas profissionais, assim como não teria autorização para participar de competições bancadas por órgãos públicos. O ABCD já investiga o caso e, caso seja confirmada a infração, a jogadora pode ter sua pena dobrada, passando de quatro para oito anos.

O Brasileiro Master é uma das principais competições da modalidade, na categoria master, no país. Defendendo o RS Voleibol, Tandara jogou ao lado de atletas como Fabíola, recém-contratada do Mackenzie, e comemorou o título da faixa etária 30+.

Relembre o caso da suspensão de Tandara

A oposta Tandara foi notificada pela ABCD por testar positivo para substância proibida (ostarina, um anabolizante) durante os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 (disputado em 2021), pouco antes da semifinal. No Japão para a disputa do torneio olímpico, Tandara embarcou de volta para o Brasil para o julgamento do caso.

Após a investigação e o julgamento, recebeu a pena de quatro anos de suspensão, que terminaria em junho de 2025.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!