Em fases distintas, Itambé Minas e Sada Cruzeiro colocam a rivalidade em quadra neste sábado (4), às 21h30. O jogo, da quinta rodada do returno da Superliga Masculina, será na Arena UniBH, em Belo Horizonte, casa minastenista.
O time da rua da Bahia está em terceiro lugar, com 28 pontos, cinco atrás do vice-líder, Vôlei Renata. Para além dos três pontos, uma vitória pode ser significativa para elevar o astral do Minas, que vive instabilidade e só venceu quatro dos últimos dez jogos pela competição.
Além disso, a equipe pode ser desfalcada, mais uma vez, por um de seus principais jogadores: o oposto Leandro Vissotto, que se recupera de lesão no tendão patelar e de um edema ósseo na tíbia esquerda. Paulo e Saliba são as opções do técnico Nery Tambeiro para a posição.
Diante dos problemas, uma inspiração para os minastenistas pode ser o clássico do primeiro turno, em que superou a Raposa por 3 a 1, em Contagem.
O ponteiro Honorato, do Minas, aposta que dá para repetir o feito. "Acredito que, jogando de forma lúcida e obediente taticamente, conseguiremos fazer uma partida de alto nível, como no primeiro turno. Temos potencial para ganhar novamente, mas o resultado será consequência das ações durante a partida e do controle emocional."
Do outro lado da rede, o central Lucão, do Sada Cruzeiro, tentará impedir as intenções de Honorato. "No jogo do primeiro turno, vivíamos uma fase um pouco diferente, porque estávamos com a cabeça no Mundial e, agora, só temos a Superliga. Nossa postura tem que ser como se fosse uma final, porque é um jogo extremamente importante, não só para nos mantermos em primeiro lugar, mas também para abrirmos mais pontos do segundo colocado."
Líder, o time celeste tem 40 pontos, sete a mais do que Vôlei Renata. O bom momento da Raposa é ilustrado pelas dez vitórias seguidas na Superliga, com apenas um set perdido nesses confrontos. O último revés na competição foi justamente o clássico contra o Minas.
Uma mudança certa na Raposa é a entrada do oposto Oppenkoski. Ele substituirá Wallace, afastado pelo clube e suspenso provisoriamente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) após publicar no Instagram uma enquete em que perguntava se alguém "daria um tiro na cara" do presidente Lula.
Reserva imediato de Wallace, Oppenkoski costuma entrar nos jogos nas inversões do 5x1. O jogador gaúcho, de 22 anos, foi revelado pelo Sada e está em sua quarta temporada no time profissional.