No confronto entre os dois franco atiradores do Campeonato Mineiro masculino de vôlei, bastava ao Lavras, diante do JF, fora de casa, vencer dois sets para encaminhar a terceira posição. A partida aconteceu na noite desta quinta-feira, na Zona da Mata, e era decisiva para o time da casa. 

Ao JF, aparecia uma das últimas chances de somar pontos, desta vez diante de um adversário direto. Aos dois times, restaria apenas mais uma partida pela fase de classificação, em Contagem, contra o favorito Sada Cruzeiro. Sabendo disso, as equipes colocaram o que tinham de melhor para evitar a quarta posição, que colocaria o líder como adversário nas semifinais.

Para os juizforanos, era fundamental buscar uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1. Estes dois resultados fariam o time somar três pontos e empatar com o Lavras na tabela. Desta forma, o que acontecesse diante do Sada Cruzeiro, na próxima semana, seria fundamental para decidir o futuro dos times do interior.

Apesar de todo o esforço do JF, o time teve pela frente um adversário regular. Mais eficaz no saque, no passe e nas viradas de bola, o Lavras chegou aos seis pontos no torneio com vitória por 3 a 0 (25/22, 25/17 e 25/17) e agora não pode mais ser alcançado pelo JF, que segue sem vencer após cinco jogos. Todos os pontos somados pelo Lavras vieram em vitórias sobre o JF. O melhor em quadra foi Gabriel, oposto do Lavras. 

O time da Zona da Mata se contenta com a quarta posição e deve pegar, nas semifinais, Fiat Minas ou Sada Cruzeiro. O Lavras chegou aos seis pontos e ainda tem chances matemáticas de ser segundo. Para isso, será preciso vencer o Sada na sua última partida nesta primeira fase e torcer para os celestes tropeçarem nos três jogos que lhes restam. 

JF não se encontrou na partida

Pelo lado do Lavras, o aproveitamento ofensivo foi bem distribuído entre Pablo, Abrahan e Gabriel já no primeiro set. O saque deu trabalho para a defesa do JF, que oscilou e comprometeu as viradas de bola. O saque do JF pouco incomodava e facilitava a vida da recepção lavrense, que deixava as bolas na mão do levantador Rhendrick. Apesar da pouca diferença no placar, o Lavras esteve na frente do começo ao fim.

No segundo set, o bloqueio do Lavras resolveu aparecer para criar ainda mais problemas para os donos da casa, que não se encontravam. A vantagem foi larga para os visitantes em vários momentos com o 8 a 4, 16 a 12 e 22 a 14, mostrando superioridade do time do sul de Minas. A mudança de levantador no JF surtiu pouco efeito e a equipe da Zona da Mata se viu em apuros com dois sets atrás. 

Logo no começo do terceiro set, o JF ficou sem seu levantador titular, que saiu por lesão. O Lavras seguiu com passe na mão e bom aproveitamento ofensivo para pressionar, ainda mais, o JF, que não soube sair da situação desfavorável. Os erros cometidos deixaram a missão dos donos da casa ainda mais complicada. A vantagem de quatro pontos aberta nos 8 a 4 e 12 a 8 foi mantida antes do Lavras sacramentar o triunfo e chegar à segunda vitória na competição.

Escalações:

JF Vôlei: Tarik, Vitor, Symon, Lucas, Antony, Thiago e Athos. Entraram: Leo Rocha, Gabriel. Técnico: Marcos Nascimento

Lavras: Rhendrick, Gabriel, Ualas, Bruno, Abrahan, Pablo e Juan. Entraram: Paulo Anchieta. Técnico: Henrique Furtado.