Com média de idade de 23 anos, o Lavras Vôlei tem na juventude o seu maior combustível para atingir os objetivos da temporada. Dos 14 atletas, 11 foram jovens cedidos pelo Sada Cruzeiro, parceiro e adversário desta noite, no penúltimo jogo da fase de classificação do Campeonato Mineiro. A partida acontece às 20h, no ginásio do Riacho, em Contagem, e terá transmissão ao vivo e exclusiva pelo Facebook, Twitter e Youtube do jornal O Tempo. A quatro pontos do líder Fiat-Minas, o Sada precisa vencer para seguir na cola do líder Fiat-Minas. 

Do elenco do Lavras, dois jogadores destoam pela experiência Com 39 anos, o central Ualas tem a companhia, do ponta Paulo Anchieta, de 41, que  também assume a voz da experiência. Antes atuando como assistente da equipe que participou da Superliga B feminina, sua função na atual temporada seria similar, porém no time masculino recém-formado. No entanto, sua vontade de jogar após cinco anos parado e a qualidade já demonstrada quando ainda eram ativos fizeram as conversas avançarem antes dele ser inscrito, de forma efetiva, como jogador do elenco. 

"Eu tinha esta intenção e eles, da comissão, também pensavam no assunto. Fizemos um acordo de fazer uma etapa de preparação para saber se meu corpo suportaria. O Mineiro está sendo um teste pra mim, fiquei um longo tempo inativo. Aos poucos vamos vendo se posso contribuir. Estou apenas fora de ritmo e sem muito preparo físico. Por isso, estou ainda um pouco aquém dos meninos", comenta o jogador, que tem entrado aos poucos. 

'Tio' bem recebido. Mesmo com pouco tempo de convívio, Anchieta já percebeu que faz parte de um grupo de qualidade e que pensa alto. Boa parte dos atletas do elenco comandado por Henrique Furtado já participaram de seleções de base, encarando competições exigentes e de bom nível. 

"A molecada é boa de bola, cheia de saúde e talento. Alguns já treinam há algum tempo com o adulto. Temos um grupo bom e forte, fácil de trabalhar e acredito que este projeto pode dar bons frutos", comenta. Com jogadores de grande rodagem dentro e fora do Brasil, comissão e atletas agradecem pela presença de peças que podem fazer a diferença em muitos momentos. "Eles ajudam o time a manter a calma e frieza em horas importantes, agregando muito valor ao elenco. Eles já passaram por muitas coisas que estamos vivenciando agora e é um contraste interessante", comenta o ponta Pablo. 

O treinador Henrique Furtado também salienta como os dois colaboram na rotina de treinos e jogos. "Eles são líderes naturais, estou feliz de contar com os dois no elenco, eles ajudam na evolução constante, são atletas de potencial técnico e muita liderança", afirma o comandante.