Aquecendo os motores

Preparador do Sada detalha início dos trabalhos: 'prévia da pré-temporada'

Preocupação de Fábio Correia é trabalhar mobilidade dos atletas, que ficaram os últimos meses sem realizar os serviços físicos adequados

Por Daniel Ottoni
Publicado em 17 de junho de 2020 | 15:00
 
 
Fábio Correia atua, desde 2002, na seleção de vôlei feminino Agência i7

Os primeiros trabalhos da temporada para o Sada Cruzeiro precisarão ter um cuidado a mais depois que a pandemia do novo coronavírus impediu a retomada normal das atividades e o encontro presencial entre elenco e comissão técnica. Depois dos jogadores realizarem exercícios frequentes nas últimas semanas de quarentena, ainda que sem a estrutura ideal de trabalho, uma nova etapa aparece, agora com supervisão diária e pela internet de Fábio Correia, preparador físico do clube. 

"Será uma prévia da pré-temporada, tomando os cuidados de distanciamento, com cada um seguindo em suas cidades. Alguns estão com uma facilidade maior, com academia dentro do prédio por exemplo, e outros em pequenos ambientes. A primeira ideia é trazer mobilidade, sempre com atenção à musculatura. Queremos dar uma melhor condição para o tecido estar mais mobilizado", comenta o preparador.

A ideia é trazer de volta o nível de atividade da memória motora, estimulando a amplitude de movimentos, que precisam ser controlados e bem organizados neste primeiro momento. "Isso vai dar inteligência aos tecidos e articulações", completa o Correia. 

Os cuidados específicos de cada atleta não serão esquecidos. Enquanto alguns precisam de atenção com o ombro, outros sempre pedem um trabalho extra com joelho, tornozelo e coluna. Uma outra fase dos trabalhos de pré-temporada é a realização de exames cardiológicos, orientados pelo fisioterapeuta Alysson Zuin, para que a comissão técnica tenha um melhor conhecimento da situação dos jogadores quando as atividades mais pesadas tiverem seu início.