Nenhum clube entra numa competição sem almejar o título, mas certas circunstâncias enobrecem o simples ato da disputa. Foi o caso de Regatas Lima (PER) e Juan Ferreira (URU), que disputaram o quinto lugar do Sul-Americano de vôlei nesta sexta (14), no ginásio do Riacho. Em último passo na competição, os peruanos venceram os uruguaios por 3 sets a 0 (parciais de 25/18, 25/18 e 25/13) e evitaram a pior colocação do torneio continental.
Com seis participantes divididos em dois grupos de três cada, o Sul-Americano terá nesta noite as semifinais. A primeira, às 19h, será entre Sada Cruzeiro e Taubaté, com UPCN e Personal Bolívar entrando em quadra logo depois, às 21h30. Os quatro classificados avançaram em seus grupos, que tiveram justamente Regatas e Juan Ferreira como lanternas.
No ginásio do Riacho, a missão era clara: despedir-se do Sul-Americano com uma vitória após passar em branco na primeira fase. Os enredos de ambas as equipes até então era praticamente o mesmo. Quem começou mais inteiro e se manteve assim ao longo do primeiro set foi o time peruano, que se destacava especialmente nos bloqueios frente a um ataque pouco ofensivo do Juan Ferreira.
Mesmo sendo protagonistas das piores campanhas do Sul-Americano, os times, que têm projetos bastante modestos, não esboçavam frustração em quadra. Principalmente no lado uruguaio, os atletas do Juan Ferreira vibraram muito com cada bola recuperada. Vieyto vinha sendo um dos destaques do time, que não entrava em sintonia com os ataques do atleta.
Era nítido o quanto Vieyto destoava. Bastante perceptível também era a superioridade do Regatas em todos os fundamentos do jogo. Cardenas e Eduardo conduziram o time peruano com bons ataques na entrada de rede e pelo meio, com o levantador Facundo Fernandez insistindo sucessivas vezes em bolas de segunda do outro lado.
Já sob os olhares de alguns ansiosos e adiantados cruzeirenses que iam tomando o ginásio do Riacho para a semifinal, o Regatas se despediu com vitória por sets diretos sobre o Juan Ferreira.
FICHA DO JOGO
Regatas Lima (PER): Baskovich, Eduardo, Cardenas, Garcia, Balcazar e Ruiz; líbero: Ker. Técnico: Manuel de Los Rios. Entraram: Vasquez, Bustamante, Estatuet, Aguila e Varsakelis
Juan Ferreira (URU): Facundo Fernandez, Perez, Piatigorsky, Mauricio Vieyto, Dutra, e Pablo Fernandez. Técnico: Miguel Galusso. Entraram: Acosta, Coitiño
Árbitros: Carbajal Fabian (URU) e Rocio Huarcaya (PER)