Hora de decisão

Sada Cruzeiro atento para armadilhas do Zenit na semifinal do Mundial

Russos estiveram aquém na fase de classificação, passando a impressão de estarem se poupando para novo momento do torneio, neste sábado

Por Daniel Ottoni
Publicado em 07 de dezembro de 2019 | 07:00
 
 
'Sangue no olho' do Sada Cruzeiro, na estreia, fez diferença para 3 a 0 diante dos russos FIVB - Divulação

As semifinais do Mundial de clubes de vôlei masculino não perdoarão erros, tropeços e irregularidades. Neste sábado, no ginásio Divino Braga, em Betim, dois jogos vão testar a qualidade dos quatro times que tiveram a fase de classificação para ganhar ritmo antes dos cruzamentos serem definidos. Às 14h, os anfitriões do Sada Cruzeiro encaram o Zenit Kazan (RUS) com Lube Civitanova (ITA) e Al Rayyan (CAT) se enfrentando às 17h.

Os dois jogos terão transmissão ao vivo do Sportv. Na fase de classificação, a liderança ficou nas mãos dos italianos, que terão um confronto menos complicado diante dos cataris. Um duelo com jeito de final antecipada vai abrir o penúltimo dia de competição, colocando no caminho dos celestes um adversário que demonstrou certo desinteresse nos três primeiros jogos. 

Depois de partidas em que o resultado poderia não interferir tanto, chega a hora de ir com tudo dentro de um momento decisivo. O Sada Cruzeiro quer repetir a atuação de alto nível diante dos russos, que rendeu vitória na estreia por 3 a 0. A atenção celeste está justamente no melhor rendimento que o adversário pode apresentar neste novo momento do torneio. 

"Acho que eles virão de uma outra forma, todos querem ser campeões. Vamos dar tudo que temos, tentando repetir o que foi feito no primeiro duelo quando fomos bem em todos os fundamentos. Se isso se repetir, temos boas chances de vencer", comenta o técnico Marcelo Mendez, que indica o caminho para tentar passar pelos atuais vice-campeões do mundo.

"O ponto fraco deles aparece na recepção. Mas eles compensam no ataque, tem um grande potencial ofensivo nas extremidades com nomes como Mikhailov, Ngapeth e Sokolov, jogadores muito fortes e com diferentes características. É um ataque pesado que causa preocupação para qualquer adversário", salienta o argentino. Se o saque azul entrar bem como foi no duelo de terça-feira, a chance de classificação aumenta consideravelmente. O caminho do triunfo também passa por outros fundamentos em dia como o passe e o ataque. 

O time celeste se apega ao que fez de positivo na primeira fase para estar na sua quinta final de Mundial. Depois de vencer os russos por 3 a 0, deu trabalho para o Lube, atual campeão europeu antes do segundo triunfo diante do Al Rayyan. "Espero que a gente vença, não importa como. Estamos motivados, a confiança do nosso time está muito alta. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas a moral elevada pode fazer a diferença a nosso favor. Eles não jogaram tão bem nos três primeiros jogos, todos esperavam mais, mas isso pode mudar agora. Em uma semifinal de jogo único, tudo pode acontecer. Nosso saque funcionou bem nos três primeiros jogos e vamos tentar ter uma linha de recepção bastante sólida", comenta o ponta Facundo Conte.