Diante do já rebaixado Azulim Gabarito Uberlândia, o Sada Cruzeiro se deu ao luxo de colocar reservas em quadra na noite desta terça-feira, no ginásio do Riacho, em Contagem, em duelo válido pela 9ª rodada do returno da Superliga masculina de vôlei.
As mudanças não tiraram o favoritismo celeste nem impediram a esperada vitória por 3 a 0 (25/16, 25/16 e 25/20), contando com o adversário desfalcado de três peças lesionadas. O Uberlândia segue sem vencer um único jogo na competição, já pensando na Superliga B na próxima temporada. O líbero Lucas Bauer foi eleito o melhor jogador em quadra.
O Cruzeiro, com os três pontos somados, recupera a liderança e 'seca' o rival Fiat Gerdau Minas, que joga nesta quarta-feira, ás 19h, em casa, contra o quase rebaixado Goiás.
O time goiano precisa somar três pontos para chegar na última rodada, no sábado, com chances de se manter na elite na próxima temporada.
No sábado, o Cruzeiro vai até São Paulo enfrentar o Vedacit Guarulhos (SP), às 21h30, para tentar terminar a fase de classificação na liderança, dependendo de tropeço do Minas para que isso aconteça.
Em quadra, suplentes como o oposto Oppenkoski, o líbero Bauer e o ponta Lucas Lóh deram sua dose de contribuição para mostrar ao técnico Filipe Ferraz que todo o elenco está preparado para os bons e maus momentos.
O Uberlândia buscou a motivação de enfrentar o tetracampeão mundial para dar seu melhor em quadra, mesmo sabendo da ingrata missão que tinha pela frente.
A dificuldade do Uberlândia em virar bolas se transformava em contra-ataques azuis que logo eram aproveitados.
No primeiro set, os visitantes conseguiram trocar pontos somente até a metade da parcial, antes do Cruzeiro abrir boa vantagem para sair na frente. No set seguinte, o time do Triângulo chegou a ter 6 a 1 no começo da parcial, antes de voltar a cair nos próprios erros para sofrer o empate e a virada.
O técnico Filipe Ferraz aproveitou o momento favorável para rodar ainda mais o elenco e dar minutagem para outras peças sedentas por mostrar serviço. Os reservas mantiveram o bom padrão dos titulares para fazer o 2 a 0 se confirmar sem muitos problemas.
No terceiro set, o Uberlândia conseguiu dar trabalho novamente e encontrou seu melhor momento na partida. Mas o Cruzeiro foi mais regular e aproveitou bem as chances que teve para fechar em sets diretos e já começar a pensar na rodada 'saideira' da fase de classificação.
Escalações:
Sada Cruzeiro: Cachopa, Oppenkoski, Isac, Otávio, López, Lucas Lóh e Bauer. Entraram: Cledenílson, Matias, Rhendrick. Técnico: Filipe Ferraz
Uberlândia: Ítalo, Ruyther, Luiz Philippe, Rômulo, Juan, João Vitor e Bringmann. Entraram: Lucas, Romani. Técnico: Anderson Pereira.