Em jogo de grandes atuações dos levantadores, o Sada Cruzeiro levou a melhor contra o Vôlei Renata, de virada, por 3x1 (21/25; 25/19; 25/17 e 25/18) e carimbou a 16ª vitória na Superliga masculina de vôlei. Com mais três pontos, volta para casa após a sequência de dois jogos em São Paulo com 49 pontos, 15 a mais que o segundo colocado - o rival mineiro Itambé Minas.

O Sada Cruzeiro saiu atrás no jogo, mas facilmente impôs seu ritmo para encontrar a virada. A reação celeste passou pelo seu principal fundamento: o saque. Foram nove aces marcados contra nenhum do time de Campinas, o que mostrou a agressividade que atordoou a linha de passe campineira. No lado ofensivo, o sideout do Sada contou com noite inspirada do levantador Uriarte. Oppenkoski brilhou e o jovem oposto, que tem somente 22 anos, liderou, mais uma vez, o ataque celeste.

O bloqueio também demorou um pouco a aparecer, passando em branco em todo o primeiro set, mas, no restante do jogo, fez a diferença. O Sada Cruzeiro fechou as portas e pontuou 10 vezes com os bloqueadores, sofrendo somente três pontos no mesmo fundamento.

Melhor em quadra, foi justamente o levantador Uriarte que ficou com o Troféu Viva Vôlei, em noite de distribuição afiada. O melhor pontuador do jogo foi Oppenkoski, que terminou com 18 acertos. Na sequência, o ponteiro López, com 16, sendo quatro de saque.

Próximos desafios

Após semana acelerada com dois jogos em três dias, o Sada Cruzeiro agora tem uma semana inteira para descansar, mas a próxima partida é, novamente, fora de casa. No dia 25, próximo sábado, enfrenta o Brasília Vôlei às 21h30 no Sesi Taguatinga. O Vôlei Renata, que sofreu a quarta derrota consecutiva, joga contra o Araguari no domingo (26), às 18h30.

Como foi o jogo

Em um primeiro set disputado, os adversários trocaram pontos sem ninguém descolar no placar. O Vôlei Renata sacou muito bem, sempre caçando López, e a linha de passe do Sada Cruzeiro teve dificuldades em colocar a bola nas mãos do levantador Uriarte. Do outro lado, ao contrário, o Vôlei Renata neutralizou a principal arma celeste - o saque - e jogou muito bem defensivamente para levar a melhor.

Na segunda parcial, foi justamente o saque do time mineiro que fez a diferença. Em uma passagem imparável, López, melhor sacador da Superliga, acertou quatro saques acelerados seguidos - com três aces - e deu ao Sada Cruzeiro uma vantagem tranquila de administrar. No mesmo fundamento, uma queda de rendimento do time campineiro, e o Sada conseguiu empatar a partida.

Com um show no saque, o clube mineiro sufocou os passadores do Vôlei Renata na terceira parcial. A vantagem foi a maior do jogo, e a grande atuação de Oppenkoski, que marcou nove pontos somente no terceiro set, foi o grande impulsionador da virada celeste. Jogando solto, o Sada impôs seu ritmo ofensivo e entrou confiante no quarto set.

A 25 pontos da vitória, a Raposa novamente entrou com jogo agressivo, mas viu o adversário se encontrar um pouco mais em quadra. O time celeste até abriu boa vantagem, mas o Campinas correu atrás e se segurou na partida até a reta final. Sem conseguir singularizar um único atacante na reação, Adriano, Lazo e o oposto Felipe Roque voltaram a colocar a bola no chão para o Vôlei Renata. Com ao menos dois pontos à frente, o maestro Uriarte distribuiu muito bem a bola, sentiu o momento de cada atacante e o Sada Cruzeiro só precisou administrar a vantagem para conquistar a 16ª vitória na liga nacional.