Võlei feminino

Seleção B fica fora do pódio mas garante vaga no Pan de Lima, ano que vem

Torneio deu cinco vagas para competição continental e teve Brasil decepcionando nos momentos decisivos

Ponta Fernanda Thomé foi uma das que recebeu oportunidade | Foto:
Daniel Ottoni| @superfc
15/07/18 - 11h56

Apesar do objetivo cumprido, a seleção B de vôlei feminino do Brasil não teve o desempenho que gostaria na Copa Pan-Americana. O quarto lugar garantiu presença no Pan de Lima, ano que vem, mas as duas derrotas nos últimos jogos fizeram o pódio escapar. Mesmo com atletas acostumadas a jogar a Superliga e contando com a presença de referências como Dani Lins e Thaisa, o time comandado pelo técnico Wagão decepcionou. Já na primeira fase, o Brasil havido tido dificuldades quando venceu Colômbia e Argentina somente no tie-break. 

Depois de perder para a República Dominicana nas semifinais, por 3 a 0, o time voltou a cair na disputa do bronze, desta vez para o Canadá. As parciais foram de 25/19, 25/20 e 25/21. “Gostaríamos de ter conquistado o terceiro lugar. A maneira que jogamos ontem influenciou na atuação contra o Canadá. Faltou um pouco de sincronismo e entrosamento no grupo. Isso não é desculpa, mas apareceu desde a primeira partida", comenta Wagão. Ele lembrou o pouco tempo de treino da seleção, uma realidade diferente das principais concorrentes no torneio.

"Jogamos com equipes que já estavam treinando há mais tempo e tivemos menos de um mês de preparação. Essa equipe foi montada com o primeiro objetivo de garantir a vaga nos Jogos Pan-Americanos e alcançamos isso logo na primeira etapa. Depois queríamos chegar na final e observar as jogadoras”, reforça.

O campeonato aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana e teve os Estados Unidos como campeão, com as donas da casa em segundo. A decisão foi decidida em cinco sets, com as anfitriãs chegando a abrir 2 a 0 (24-26, 21-25, 25-21, 25-19, 15-8). O quinto lugar, que também garantiu vaga em Lima, ficou com a Colômbia. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: